Lançamento de ‘Arte por um Fio’ acontece no Museu da Gente Sergipana

maio 10 06:10 2022

 

Além do lançamento dos livros sobre os artistas Arthur Bispo do Rosário e Judith Ann Scott, o evento contará com palestra da autora Solange de Oliveira

Na próxima quarta, 11 de maio, a Editora Estação Liberdade, com o apoio do Instituto Banese, lançará no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda os dois volumes de ‘Arte por um Fio’, que contará com palestra referente às publicações. O evento terá início às 17h, seguida de palestra, às 19h, e sessão de autógrafos.

Os livros são um estudo da designer, professora e pesquisadora Solange de Oliveira sobre os artistas Arthur Bispo do Rosário e Judith Ann Scott. ‘Arte por um Fio’, tanto no primeiro volume quanto no segundo, é um trabalho com o rigor da academia e, ao mesmo tempo, com a perspectiva da sensibilidade humana e artística.

OS FILHOS DA PAUSA

Não fosse o seu fazer excepcional, tudo indicava que eles não escapariam da indigência social. Ainda assim, o salto para o alto foi adiado até que sua partida deste mundo já se avizinhava.

A celebridade chegou tardiamente, e não faltaram interlocutores que traduzissem em palavras bem lapidadas aquilo que para eles era um trançado urgente: uma pulsão visceral, existencial e expressiva pedia passagem.

A ARTE POR UM FIO!

Eles nos deixaram uma herança de beleza suprema e uma tarefa infinita. Esses seres incomuns nos desafiam, nós os comuns, a desembaraçar esses fios, a nos ocupar dessa decifração.

Cada um a seu modo nos abandona a um passeio memorial: Arthur Bispo do Rosário borda sua obra épica com fios azuis, e Judith Ann Scott amarra para sempre sua existência à da irmã gêmea, Joyce, enquanto aguarda sua metamorfose.

Eles são a alteridade radical, que nos fascina e amedronta, mas é preciso resistirmos ao silenciamento.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju.

Com informações da Editora Estação Liberdade

Por Tarcila Olanda

  Editoria: