Laércio participa da assinatura de acordos para o desenvolvimento de Sergipe

Laércio participa da assinatura de acordos para o desenvolvimento de Sergipe
junho 14 04:34 2022

O deputado federal Laércio Oliveira (PP) participou na manhã desta segunda-feira, 13, da assinatura do Protocolo de Intenções firmado entre o Governo do Estado de Sergipe e a Petrobrás, com o objetivo de estimular a exploração do gás natural em Sergipe. A estimativa é que, a partir de 2026, sejam produzidos 20 milhões m³/dia de gás canalizados do mar, por meio do campo Sergipe Águas Profundas.

Para Laércio, que foi o relator da Lei do Gás no Congresso Nacional, Sergipe passou a ser o centro das atenções no país com a possibilidade de desenvolvimento a médio e longo prazo. “As perspectivas são as melhores possíveis. As empresas querem vir para Sergipe vislumbrando tudo que vai acontecer no Estado a partir da Lei do Gás. Novos tempos virão, mais prósperos e de muito crescimento para o nosso Estado”, disse.

O governador Belivaldo Chagas agradeceu aos representantes da Petrobrás pela parceria e celebrou o acordo que vai proporcionar a chegada de mais investimentos para o Estado. “Desde o primeiro momento que a gente luta para criar os caminhos do desenvolvimento e o gás tem sido a estrela que nós acompanhamos. Assim como a Petrobrás foi um divisor de águas a partir de 1963, a história do Gás vai mostrar nos próximos anos um novo Sergipe, um novo Nordeste e um novo Brasil”, afirmou.

A Petrobrás esteve representada pelo diretor-executivo de Refino e Gás Natural, Rodrigo Costa Lima e Silva, e pelo  gerente-geral de Gás e Energia, Álvaro Ferreira Tupiassú. Também estiveram presentes o secretário de Estado do Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) Augusto Carvalho; o superintendente Executivo, Marcelo Menezes; além de deputados estaduais; secretários estaduais, e diretores de órgãos públicos.

Assinatura de contrato  entre a TAG e a Celse

À tarde, Laércio Oliveira participou da assinatura de Contrato de Conexão de acesso para interligação do Terminal de GNL da Centrais Elétricas de Sergipe S.A. (Celse) com a Rede de Transporte da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG).

Pelo acordo, a TAG ficará responsável pela implementação de um gasoduto, de aproximadamente 25 km e das infraestruturas de acesso necessárias, para conectar o Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Celse à Rede de Transporte de gás natural da TAG. Já a Celse, ficará responsável pelo pagamento mensal de uma Tarifa de Conexão, ao longo de 30 anos, para remunerar os investimentos que serão realizados pela TAG.

As perspectivas de desenvolvimento do Estado de Sergipe a partir desse acordo foi elogiado pelo diretor Presidente da TAG, Gustavo Labanca, que destacou a importância da Nova Lei do Gás para a criação desse cenário de competitividade no país. “Laércio teve um papel fundamental como relator da Nova Lei do Gás, alinhando as boas práticas, estando na  linha de frente dos debates. Quem está no congresso sabe que não é fácil aprovar uma lei desse porte, então todo o trabalho que ele realizou foi fundamental para que isso acontecesse”, disse.

Glauco Campos, diretor Presidente da TAG, também destacou o papel fundamental da Lei do Gás para transformar Sergipe em um Hub de novos negócios no gás e energia. “Essa discussão da abertura do mercado tem duas décadas. Se não fosse o trabalho do deputado Laércio Oliveira, de executar realmente o que precisava ser executado, a gente continuaria discutindo e não teria uma nova lei promulgada e assinada. Foi ele quem efetivamente colocou celeridade, se envolveu, e hoje temos uma nova  realidade no país e em Sergipe”, comentou.

Foto assessoria

Por André Carvalho

  Editoria: