Jogos da Primavera: Badminton atrai mais adeptos da modalidade

by Munir Darrage | 26 de setembro de 2018 13:28:57

Competições iniciaram nesta quarta-feira, 26, com recorde de alunos atletas

Por Ítalo Marcos

Os XXXV Jogos da Primavera iniciaram nesta quarta-feira, 26, com as competições da modalidade Badminton, que se estenderão até o próximo domingo, 30. As disputas acontecem no Ginásio de Esportes da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, onde 259 alunos atletas de 24 unidades de ensino das redes estadual, municipal e particular estarão jogando contra seus adversários.

Conforme o técnico do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (DEF/Seed), Gladston Menezes, o badminton é um esporte que está conseguindo cada vez mais adeptos. “A novidade este ano é o grande número de participantes, que vem crescendo bastante. Até o próximo domingo os alunos das três categorias estarão disputando os jogos de Badminton. Nós iremos utilizar nas partidas finais o tapete oficial, que é usado nos grandes campeonatos. Esperamos que todos aproveitem bastante”, disse.

A aluna Evellyn Gomes Santos, da Escola Estadual Rodrigues Dórea, em Aracaju, era uma das que competiram nesta quarta-feira. Para ela, essa é uma oportunidade de aumentar o nível esportivo. “Já participei de outros jogos, tive bom desempenho, e tenho a expectativa de, nesses Jogos da Primavera, levar alguma medalha para casa. Treinei bastante, pois os jogos são uma forma de eu melhorar meu rendimento no esporte. Eu tenho mais experiências com adversários e vou melhorando o desempenho”, declarou.

Já a aluna Júlia Mariana Araújo de Santana, do Colégio Estadual Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, é novata na modalidade. “Eu me interessei pelo Badminton por indicação da minha irmã, que já jogava, e achei bem interessante. Essa é a primeira vez que participo dos Jogos da Primavera e espero vencer competições, me aprimorar e caminhar em busca de novos conhecimentos”, afirmou.

Uma das promessas desses jogos é o aluno Wendel Lohan, da Escola Estadual Martinho Garcez, em Frei Paulo. Neste ano, ele foi campeão dos Jogos Escolares da TV Sergipe nas categorias Simples Masculino e Dupla Masculino, e em 2017, campeão dos Jogos da Primavera na categoria Infantil. Com apenas 11 anos de idade, ele já começou os jogos vencendo partidas. “Quero fazer o meu melhor e tentar ganhar de novo. Pretendo levar duas medalhas de ouro, nas categorias Simples e Dupla”, disse ele.

Outras modalidades

Cerca de 8 mil alunos atletas de escolas estaduais, municipais e particulares estão participando dessa 35ª edição dos Jogos da Primavera, que acontecem de 21 de setembro a 20 de outubro. Ao todo, 18 modalidades serão disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, karatê, natação, para-atletismo, paranatação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez, ginástica artística, handebol, judô e luta olímpica.

As modalidades paratletismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez já foram finalizadas. No paratletismo, o destaque ficou com a Escola Estadual Senador Leite Neto, de Aracaju, que conquistou 14 medalhas ao todo, sendo 12 de ouro e duas de prata. Em segundo lugar ficou o Colégio Estadual Professora Ofenísia Freire, também da capital, com quatro medalhas de ouro. E na terceira colocação ficou a Escola Nossa Senhora da Piedade, de Lagarto, com três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, totalizando seis medalhas.

Foto Maria Odilia

Source URL: http://espacolivrenoticias.com.br/jogos-da-primavera-badminton-atrai-mais-adeptos-da-modalidade/