Janier Mota solicita título de “Capital da Cerâmica Vermelha” para Itabaianinha

Janier Mota solicita título de “Capital da Cerâmica Vermelha” para Itabaianinha
junho 10 05:05 2022

Sempre atuante no desenvolvimento econômico e social da Região Sul e demais localidades do Estado, a deputada estadual Janier Mota (PSD) protocolou, nesta quarta-feira, 8, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei de Nº 174/2022 que confere ao município de Itabaianinha o título de “Capital Estadual da Cerâmica Vermelha”.

Localizada no Vale do Rio Real do Estado, o segundo maior município da região, Itabaianinha tem como uma de suas principais atividades econômicas a indústria da cerâmica vermelha, com ênfase na produção de lajotas, tijolos, telhas, blocos e demais derivados do barro, se tornando referência na atividade para diversos municípios de Sergipe e de outros Estados.

Atualmente, Itabaianinha, também conhecida como a “Princesa das Montanhas” e “Capital da Moda”, chega a ter 50 cerâmicas e 90 olarias, sendo responsáveis por cerca de 35% da economia do município e gerando centenas de empregos diretos e indiretos. Essa atividade predomina na cidade em virtude da abundância de solo argiloso vermelho e cinzento na região.

“Itabaianinha tem um potencial enorme, seja com a agricultura, somos um dos maiores produtores de laranja; com o Polo Moda, concentramos dezenas de fábricas de vestuário, atraindo compradores de várias regiões; e com a cerâmica, através das dezenas de indústrias que geram centenas de empregos e através das produções artesanais, como a nossa louça morena puxada à mão”, destaca a deputada estadual.

A louça morena puxada à mão, fabricada no Povoado Poxica em Itabaianinha, se caracteriza pelas peças de barro confeccionadas artesanalmente por mulheres da localidade cheia de talentos. A produção representa uma grande riqueza cultural e histórica para a cidade, com técnicas transmitidas por gerações, reconhecida, inclusive, mundialmente.

“Diante de toda importância da cerâmica para nossa Itabaianinha, conto com o apoio dos meus nobres colegas deputados para a aprovação deste projeto de lei, que foi sugerido pelo presidente da Câmara Municipal de Itabaianinha, o vereador Nicácio Lima, e que ajudará a desenvolver ainda mais esta terra que tenho carinho tão especial”, enfatiza Janier Mota, que é morada há mais de 30 anos de Itabaianinha e já foi vice-prefeita do município.

Foto assesspria

Por Tatianne Melo

  Editoria: