IPTU 2022: quinta parcela vence na próxima segunda-feira, dia 6

IPTU 2022: quinta parcela vence na próxima segunda-feira, dia 6
maio 31 14:59 2022

Os contribuintes aracajuanos que optaram pelo pagamento parcelado do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) devem ficar atentos, pois a quinta parcela vence na próxima segunda-feira, dia 6, e deve ser paga na rede bancária credenciada (Banco do Brasil, Banese, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sincredi e Casas Lotéricas).

Após o prazo de vencimento, contudo, deve-se gerar um novo boleto no Portal do Contribuinte . Para isto, basta clicar no banner “Consulte seus débitos” e em seguida adicionar login e senha cadastrados. Caso ainda não possua cadastro na plataforma, basta clicar em “Cadastre-se” e adicionar os dados solicitados. Por fim, serão apresentados todos os débitos pendentes junto ao Município de Aracaju.

De modo a garantir a proteção dos dados pessoais, como determina a lei de Proteção de Dados, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) fez algumas alterações no sistema de emissão dos tributos municipais e, agora, há uma pequena diferença na hora de acessar os débitos.

No caso do contribuinte pessoa física, o documento pode ser emitido na aba ‘IPTU’, ‘Consulta de débito’, digitando CPF e inscrição do imóvel. Já no caso do contribuinte pessoa jurídica, a diferença é que, ao invés do CPF, é necessário informar o CNPJ da empresa, bem como a inscrição do imóvel vinculado, ambos através do link https://fazenda.aracaju.se.gov.br/#/publica/contribuinte/consulta-debito/busca/IPTU .

O IPTU é o segundo tributo mais importante do Município, e 45% do montante arrecadado é aplicado na Saúde e na Educação. Os recursos são utilizados pela Administração Municipal, também, para assegurar o pagamento em dia dos salários dos servidores, investir em obras de infraestrutura e de urbanização e mais uma gama de serviços públicos.

Foto: Marcelle Cristinne

  Editoria: