Hospital de Cirurgia promove Missa em Ação de Graças pelos 96 anos

Hospital de Cirurgia promove Missa em Ação de Graças pelos 96 anos
abril 29 14:03 2022

Referência na assistência de alta e média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e em franca reestruturação administrativa e assistencial – desde o início da Intervenção Judicial em novembro de 2018 –, o Hospital de Cirurgia completa no mês de maio 96 anos de história. Para celebrar esta data especial, a instituição promoverá uma Missa em Ação de Graças nesta próxima segunda-feira, 2, a partir das 15h30, no pátio do hospital, localizado na Dom Bosco.

SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA

E as celebrações pelos 96 anos de fundação do Hospital de Cirurgia não param por aí. A Câmara Municipal de Aracaju, atendendo ao requerimento do vereador Cícero do Santa Maria, realizará uma sessão especial nesta próxima segunda-feira, 2, a partir das 9h, no Plenário da Casa Legislativa, em comemoração ao aniversário da instituição hospitalar.

PIONEIRISMO, CIÊNCIA E AMOR

Inaugurado em 2 de maio de 1926, a partir da iniciativa do ilustre Dr. Augusto Leite – juntamente com outros médicos sergipanos –, o Hospital de Cirurgia desde a sua fundação tem o pioneirismo, a ciência e o amor como marcas fortes de sua história.

Inicialmente destinado aos doentes de afecções cirúrgicas, o Hospital de Cirurgia se transformou num verdadeiro complexo hospitalar, promovendo em Sergipe diversas inovações na área da saúde: primeira anestesia geral; primeira maternidade (a Francino Melo); primeiro Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial; hospital-escola da primeira faculdade de Medicina.

O Hospital de Cirurgia também foi o responsável pela primeira cirurgia cardíaca em Sergipe, pelo primeiro implante de marca-passo; primeiro Serviço de Neurocirurgia; primeiro Laboratório de Hemodinâmica; primeira Residência Médica; primeiro transplante cardíaco do Norte/Nordeste; primeiro tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO); entre outros pioneirismos.

A quantidade de inovações implementadas em Sergipe aos logo de seus 96 anos de existência levou o Hospital de Cirurgia ao patamar de referência em várias áreas: Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Vascular e Ortopedia.

SERVIÇO

O que: Missão em Ação de Graças pelos 96 anos do Hospital de Cirurgia

Quando: 2 de maio de 2022 (segunda-feira)

Onde: Hospital de Cirurgia, no pátio da Dom Bosco (localização: Rua Dom Bosco, Nº 174, Bairro Cirurgia, Aracaju/SE)

Horário: a partir das 15h30

Contatos: (79) 2106-7302, (79) 99928-7883 (Malu Araújo – Assessora de Comunicação) e ascom@fbhc.com.br

Fonte e foto assessoria

  Editoria: