Hemose: Alunos do Leandro Maciel colaboram com serviço de doação sangue

Hemose: Alunos do Leandro Maciel colaboram com serviço de doação sangue
setembro 25 13:57 2018 Imprimir Conteúdo

Uma iniciativa cidadã com a participação de estudantes do Colégio Estadual  Leandro Maciel, localizado no bairro Castelo Branco em Aracaju, colaborou com o serviço de doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A mobilização com pouco mais de 50 alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio da unidade, visa incentivar a participação de jovens em ações sociais, com destaque para doação de sangue.

No Hemocentro, o grupo foi recebido pela gerente de Coleta do Hemose, Florita Aquino. “Ficamos felizes em recebê-los e torcendo para que outras escolas tenham a mesma iniciativa de estimular entre os alunos e demais profissionais a prática da doação de sangue. Que esse momento possa se tornar frequente na rotina desses jovens”, salientou a enfermeira.

O grupo foi acompanhado pela coordenadora pedagógica, Silvaneide Mota Lima, e o professor Rafael Jesus integrante do comitê.  Ele comentou que a unidade escolar está buscando desenvolver com alunos atividades sociocultural para que todos possam atuar de forma participativa junto à comunidade.

“A proposta é tornar esses jovens mais atuantes nas ações da escola e da comunidade, seja  em atividades esportivas, grupos de discussão com temas atuais como saúde, educação e política. A doação de sangue também está inserido como um ato que  necessita do apoio de todos, e muitas vezes o que falta é alguém dá o primeiro passo para criar a cultura da conscientização sobre a sua importância e prática”, completou.

Em sua primeira doação Lívia Santos Teixeira, 1º ano, destacou o sentimento de ajuda. “Para vir hoje e participar dessa doação com os colegas pensei no próximo, nas pessoas que precisam do sangue”, disse. Já Erika Stephanie dos Santos, 2º ano, acredita em relações mútuas em que todos devem se ajudar. “Acredito que temos que estender a mão ao próximo para dá àquilo que a gente quer receber da melhor forma”, ponderou.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte e foto assessoria

  Editoria: