Governo do Estado e prefeitos dialogam com a Agência Nacional de Mineração sobre exploração em Sergipe

Governo do Estado e prefeitos dialogam com a Agência Nacional de Mineração sobre exploração em Sergipe
maio 04 11:51 2022

Entre as demandas apresentadas pelos prefeitos à ANM, estava uma formalização sobre o volume de exploração atuais

Com o objetivo de alinhar estratégias sobre a exploração mineral em Sergipe, com ênfase na carnalita e silvinita, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codise), reuniram-se com prefeitos dos municípios de Capela, Rosário do Catete e Japaratuba para discutir as possibilidades de exploração mineral e das áreas de produção da Mosaic Fertilizantes, com a participação do diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Tasso Mendonça.

Entre as demandas apresentadas pelos prefeitos à ANM, estavam o volume de exploração atual, por parte da Mosaic Fertilizantes, e identificação da produção em cada território dos municípios. Os prefeitos manifestaram interesse em ter informações formais da produção a cada mês e das estratégias de continuidade da exploração, para que se tenha previsibilidade quantos às receitas de cada município.

Durante a reunião, Tasso Mendonça colocou a Agência à disposição, informando, inclusive, que irá solicitar aos técnicos da Agência uma apresentação sobre essa e outras áreas do subsolo do Estado. “Esta é uma demanda muito importante. A questão do fertilizante está em evidência. Por isso planejar é o caminho. Sergipe está de parabéns por nos procurar para alinhar essa questão, vermos onde estão os potenciais carnalita e silvinita e trabalharmos juntos”, disse.

A prefeita de Capela, Silvany Mamlak, frisou as demandas dos municípios neste momento, ressaltando o trabalho de incentivo do Governo do Estado e a necessidade de acompanhamento por parte da Agência.  “Gostaríamos de saber onde está ocorrendo a exploração, quais municípios serão beneficiados a médio e longo prazo e, neste sentido, a Agência é fundamental em verificar isso junto à Mosaic”, completou.

Mediando o encontro, o superintendente executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, falou sobre os esforços do Estado para que a empresa explore cada vez mais, citando o diálogo para a retomada do Projeto Carnalita. “Inclusive, recentemente,  por meio da Codise e do PSDI, foram concedidos incentivos para aquisição de novos equipamentos para a empresa”, ressaltou.

Participaram da reunião o prefeito de Rosário do Catete, César Resende, a prefeita de Japaratuba, Lara Adriana Veiga Barreto Ferreira, além de representantes da prefeitura de Carmópolis, o presidente da Codise, José Matos, técnicos da Sedetec e Codise e o diretor da Cerâmica Capri, que estuda o subsolo sergipano, Hiro Hayasi.

Com informações e foto Ascom/ Sedetec

  Editoria: