Governo de Sergipe promoverá revisão geral Enem via TV Alese e Youtube

Governo de Sergipe promoverá revisão geral Enem via TV Alese e Youtube
agosto 07 15:29 2020 Imprimir Conteúdo

A iniciativa multiplataforma permitirá a revisão do conteúdo do exame por meio de um questionário disponibilizado de forma online

De forma inédita, o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), promoverá a revisão geral do Caderno I e I Simulado Comentado da Rede Estadual de Ensino, direcionado aos estudantes e demais candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em janeiro de 2021. A iniciativa multiplataforma permitirá a revisão do conteúdo do exame por meio de um questionário disponibilizado de forma online, seguido da resolução comentada a ser transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Educação Sergipe e da TV Alese, emissora da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). O sistema estará aberto no período de 17 a 31 de agosto de 2020.

O secretário da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto destaca que a revisão dos conteúdos e o simulado comentado são mais atividades disponíveis, a fim de que os alunos da rede se preparem para o Enem e outros vestibulares. “Continuamos inovando e trazendo para nossos alunos uma série de atividades como o Plantão Enem, a disponibilidade dos cadernos, as aulas através da TV Aperipê e muitos outros complementos de estudo pela plataforma Estude em Casa”, informou.

Segundo o coordenador da TV Alese, Benildon Santana, poder colaborar com a educação do país em qualquer instante já é um privilégio e sendo nesse momento em que o mundo passa por uma das maiores crises da história da humanidade é algo que não se descreve. “Essa parceria entre a Seduc e a TV Alese é um marco na educação do nosso estado. E temos a convicção de que é a primeira de muitas parcerias entre a emissora e a secretaria, não só para o Enem, mas para a educação do estado de Sergipe. A Assembleia Legislativa, através do presidente Luciano Bispo e do diretor geral Roberto Bispo e a Seduc, através do secretário Josué Subrinho, dão um grande passo para que possamos auxiliar na superação dessa grave crise causada pela pandemia”, afirma.

Coordenado pelo Departamento de Apoio Sistema Educacional/ Programa Pré-Universitário (Dase/Preuni), em parceria com Assessoria de Comunicação da Seduc, o Simulado Online Comentado contará com 50 questões, sendo parte delas elaboradas pela equipe de articuladores do programa, além de perguntas extraídas de outros processos seletivos e edições anteriores do Enem. Para a resolução comentada, o time do Preuni também se revezará para esclarecer detalhes de uma revisão geral referente ao Caderno 1 – Arthur Bispo do Rosário – que contempla às áreas de humanas, matemática, linguagens e natureza.

De acordo com a professora Eliane Passos, diretora do Dase, o simulado faz parte do cronograma de atividades do Preuni, ao longo do ano. “Fazê-lo virtualmente, além de uma exigência do momento, permite que tenhamos Feedback do nível de conhecimento dos nossos estudantes, para a prova do Enem, no tempo necessário ao replanejamento, tanto do trabalho pelos professores ministrantes, como do nível de conhecimento dos estudantes”, disse ela, destacando que transmissão pela TV dará a condição aos estudantes que têm dificuldade de acesso à internet participarem efetivamente da atividade. “Precisamos encontrar formas alternativas de acesso pelos nossos estudantes”, frisou a gestora.

A coordenadora do Preuni, professora Gisele Pádua conta que Sergipe é o estado pioneiro nessa iniciativa, no que se refere a preparação para o Enem com revisão geral dos conteúdos e Simulado Comentado. “Trata-se de uma ação que visa atingir todos nossos estudantes da rede, aqueles matriculados no 3º ano do ensino médio e no Preuni. Esse ano tivemos um crescimento significativo nonúmero de inscritos, portanto, aumenta também a responsabilidade de proporcionar uma melhor preparação para esse aluno”.  Ela explica que é o segundo simulado online da rede em 2020 de um total de quatro e o primeiro comentado. “São questões mescladas e inéditas e decidimos fazer uma revisão do caderno que antecede os simulados, para fazer com que os alunos da rede tenham acesso”, explicou.

Para a coordenadora da Ascom Seduc, jornalista Gleice Queiroz, os professores da rede estadual têm feito um grande esforço diante da Pandemia para ajudar o estudante que fará o Exame. “Como inovar sempre esteve no DNA deles, pensamos em realizar esse simulado comentado que é uma novidade já que só ocorre em áreas para quem presta concurso público. Estamos unindo a expertise dos nossos professores a ferramentas tecnológicas para instigar ainda mais os alunos a não desanimarem nesse momento pandêmico. Estamos confiantes que os estudantes vão aproveitar muito esse simulado”, declarou.

Preparação e Resolução

De 10 a 14 de agosto, semana que antecede a abertura do Simulado Online, os professores articuladores irão revisar todo o conteúdo do Caderno 1, foco central do questionário que será hospedado na plataforma Google Forms. O cronograma de revisão se dará na seguinte ordem: Segunda-feira, 10; Humanas, terça, 11; Natureza, Quarta, 12; Matemática, Quinta, 13; Linguagens, e Sexta, 14; Atualidades, que dividirá espaço com Redação. As aulas serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Educação (www.youtube.com/educacaose) e TV Alese, canal 48.2 – emissora da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), das 16 às 18h.

Após o fim do Simulado Online, inicia-se a fase de resolução comentada agendada para o período de 1º a 4 de setembro. As aulas também serão ministradas pelos professores do Preuni e veiculadas no canal do YouTube da Educação e TV Alese, canal 48.2, das 16 às 18h. A programação seguirá a seguinte ordem: Terça-feira, 1º; Humanas, Quarta, 2; Natureza, Quinta, 3; Matemática, e Sexta, 4; Linguagens.

Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro, na sua versão impressa. A versão digital do exame será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já a reaplicação das provas está marcada agora para os dias 24 e 25 de fevereiro do ano que vem. Os resultados serão divulgados no dia 29 de março.

Fonte e foto assessoria

  Editoria: