Governador participa de solenidade de inauguração de Centro de Reabilitação da UFS em Simão Dias

Governador participa de solenidade de inauguração de Centro de Reabilitação da UFS em Simão Dias
maio 14 06:00 2022

Durante a solenidade, Belivaldo informou que o Estado investirá em um Centro Profissionalizante em Simão Dias para agregar à extensão da UFS, além do Centro de Especialidades que está em andamento

O governador Belivaldo Chagas participou, na noite desta sexta-feira, 13, da solenidade de inauguração do Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida (CRQV), no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do município de Simão Dias. A inauguração marca o início do uso do espaço, por meio de uma parceria estabelecida através da assinatura do termo de cooperação técnica entre a UFS, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde do município de Simão Dias, onde também funcionará o Centro de Especialidades do município.

O espaço é uma extensão do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, de Lagarto, e é formado por estruturas como salas multiuso, consultórios, laboratórios e piscina adaptada. O governador, em discurso, ressaltou a importância da obra e dos serviços oferecidos, além de fazer agradecimentos especiais à UFS.

“Quero aqui fazer um agradecimento, não apenas como governador, mas especialmente como filho de Simão Dias, à UFS, porque acreditou nessa obra, nesse sonho realizado, ao ex-senador Valadares e ex-deputado federal Valadares Filho, pelo empenho e dedicação, à epoca, para conseguir os recursos e à todos os demais envolvidos neste grande projeto. A extensão da universidade é fundamental e que bom que o município abraçou esse projeto, trabalhando de forma conjunta. Aproveito para agradecer a UFS também pela parceria no difícil momento da pandemia. Tenho certeza que salvamos muitas vidas com as decisões tomadas no Comitê Técnico-Científico, o qual vocês fizeram parte”, destacou o governador.

Na oportunidade, Belivaldo falou sobre algumas ações do Governo de Sergipe no município de Simão Dias. “Informo que teremos um Centro Profissionalizante aqui, já estamos discutindo isso com a Funesa, que é nossa escola de saúde e com a UFS, para que a gente entenda qual o melhor meio, de que forma poderemos atuar para agregar à extensão da UFS. Onde funcionava o Hospital Bom Jesus, estamos construindo um pequeno Centro de Especialidades, dialogando com o município para entender as necessidades, e também estamos reconstruindo o prédio onde funcionava o Ipesaúde, para que os beneficiários da região não precisem mais se deslocar até Lagarto para buscar atendimento”, complementou.

Serviços prestados

O CRQV deve ser referência nas áreas de fisioterapia e reabilitação e vai completar a formação de alunos das mais diversas áreas do conhecimento, além de ofertar atendimento de qualidade à população da região Centro-Sul de Sergipe.

Sob a gestão da Secretaria de Saúde do município, o Centro de Especialidades continuará prestando serviço nas áreas de clínica geral, cardiologia, ortopedia, ginecologia, psiquiatria, pediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, nutrição, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e o Programa Melhor em Casa.

Esse será um espaço de práticas para atividades de integração ensino-serviço, estágios, pesquisa e extensão voltadas para todos os cursos do campus. A previsão do início das atividades acadêmicas do ano 2022 seja a partir de setembro.

Sobre a obra

Projetado em uma área de 2.373,52 m², o Centro de Reabilitação conta com estacionamento, faixa exclusiva para embarque e desembarque de pacientes, recepção, laboratório de cinesioterapia, salas multiuso, de aula, de recursos terapêuticos manuais, de reuniões, estar/lounge, elevador, administração, copa, depósito de equipamentos, piscina adaptada, depósitos gerais, banheiros/vestiários masculino e feminino adaptados, D.M.L., almoxarifado, lanchonete, CPD, consultórios, sala de descanso para funcionários, terraço, subestação, sistema de tratamento de efluentes sanitários e climatização. O projeto foi elaborado pela Divisão de Projetos (Dipro) da UFS.

Centro Especializado em Reabilitação do Estado

O estado de Sergipe também conta com outro Centro Especializado em Reabilitação, inaugurado em agosto de 2021: o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), em Aracaju.

Com investimento total de R$29.168.027, 44, o CER IV tem o objetivo de promover cuidados em saúde para habilitação e reabilitação física, auditiva, visual, intelectual e do TEA (Transtorno do Espectro Autista), assim como desenvolver ações de promoção à saúde, de prevenção dos agravos e de identificação de deficiências em todas as fases da vida.

Com cerca de 7.000 m² de área construída, o Centro de Reabilitação está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, no bairro Capucho, na capital sergipana, e sua estrutura física é considerada como uma das melhores do Nordeste. O CER IV conta com a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir da promoção de ensino, pesquisa e extensão dos alunos da instituição no local.

Foto: Arthuro Paganini

  Editoria: