Goretti Reis no Seminário Mais mulheres na política e lançamento da Carta Aberta às brasileiras

maio 31 06:32 2022

 

Na tarde desta segunda-feira (30), a procuradora da Mulher da Alese, deputada estadual Goretti Reis (PSD), participou, no Senado Federal, do Seminário ‘Mais mulheres na política’ realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, Liderança da Bancada Feminina no Senado Federal, Procuradoria Especial da Mulher do Senado e Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Um debate presencial para estimular a discussão sobre a baixa representatividade das mulheres na política e incentivar a paridade no país. Encerrando os trabalhos foi lançada a Carta Aberta às brasileiras, assinada pelas parlamentares do Senado Federal e Câmara dos Deputados, conclamando as mulheres a participarem do processo eleitoral. Sergipe estava representado também pela senadora Maria do Carmo e deputada Kitty Lima.

Entre os participantes o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, ministra do Superior Tribunal Federal e ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Carmem Lucia, líder da Bancada Feminina do Senado Federal, senadora Eliziane Gama, procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, senadora Leila Barros, procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma, coordenadora da Bancada Feminina da Câmara, deputada Celina Leão, coordenadora Regional do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, Juliet Matos, representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya e a jornalista e a analista política da CNN Brasil, Basília Rodrigues.

Foram formadas mesas temáticas sobre Mulher na política, Mulher nas democracias e Mulher nas eleições. Todas apresentadas por profissionais que vivem e estudam o dia-a-dia as situações vividas como o machismo, a discriminação, as dificuldades e a necessidade de mudanças urgentes, entre elas a necessidade de votar maciçamente em mulheres, o que para elas é o primeiro passo a ser seguido.

“Precisamos de ações para incentivar e criar condições para que as mulheres usem o voto na busca da paridade. É notório que a Bancada Feminina do Congresso Nacional tem realizado campanhas e ações para incentivar a maior participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. O envio da Carta às brasileiras reforça o compromisso desses órgãos com as mulheres, principalmente no incentivo e encorajamento de suas participações na política”, comentou Goretti Reis parabenizando os envolvidos no evento.

Foto assessoria

Por Cristina Rochadel

  Editoria: