Gestores de seis municípios conquistam Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Gestores de seis municípios conquistam Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
maio 15 07:28 2022

 

Eles irão representar o estado na etapa nacional

Os gestores de Campo do Brito, Itabaianinha, Moita Bonita, Amparo de São Francisco, Indiaroba e Barra dos Coqueiros foram os grandes vencedores da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada na noite desta sexta-feira, 13, na sede do Sebrae.

A iniciativa tem o objetivo reconhecer, valorizar e disseminar boas práticas das prefeituras no estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. Este ano foram inscritas 35 propostas, representando 25 municípios. Destas, 30 foram classificadas e avaliadas por uma comissão formada por analistas do Sebrae, docentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), representantes do Conselho Regional de Administração (CRA), Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), jornalistas e credenciados do Sebrae.

O Prêmio conta com oito categorias: Sala do Empreendedor, Desburocratização Empreendedorismo na escola, Governança regional e cooperação intermunicipal, Compras governamentais, Marketing territorial e setores econômicos, Inovação e sustentabilidade e Cidade empreendedora. Destas, apenas a categoria desburocratização não teve projetos classificados.

Nas categorias ‘Marketing Territorial’ e ‘Empreendedorismo na escola’, o título ficou com o prefeito de Campo do Brito, Marcell Souza.  Já na categoria ‘Cidade Empreendedora’, a premiação foi para Danilo Alves de Carvalho, do município de Itabaianinha.

Os prefeitos Vagner Costa (Moita Bonita), Franklin Cardoso, (Amparo do São Francisco), Alberto Jorge (Barra dos Coqueiros) e Adinaldo do Nascimento (Indiaroba) conquistaram as categorias ‘Compras Governamentais’, ‘Governança Regional, ‘Sala do Empreendedor’ e Inovação e Sustentabilidade’, respectivamente.

” É o momento de reconhecermos o esforço e o trabalho desses gestores e ao mesmo tempo descobrirmos projetos que são extremamente valiosos. Queremos que essas propostas possam servir de exemplo para que outros municípios venham a adotá-las. Essa é a grande finalidade do prêmio, fazer com que aqueles que estão com as melhores práticas venham difundir seu modelo de gestão e ajudar outros municípios “, destaca o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado.

Foco nos pequenos negócios

Os projetos têm como foco pequenos negócios formais ou em processo de formalização (microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, artesãos e produtores rurais), individuais ou organizados em consórcios e associações, podendo ser de qualquer setor e localizados em áreas urbanas e rurais.

Os vencedores das sete categorias representarão o estado na etapa nacional do Prêmio, que será realizada em Brasília no dia 28 de junho.

” É muito bom poder participar de um prêmio como esse e ter o seu trabalho reconhecido. O nosso esforço é para fomentar o pequeno negócio, estimular a geração de emprego e aumentar a circulação de recursos dentro do nosso município. O empreendedorismo é um instrumento muito forte para a libertação do cidadão, pois a partir do momento em que o empreendedor presta um serviço ou comercializa um produto, ele torna o mundo melhor e dá a sua contribuição para a sociedade”, ressalta o prefeito de Campo do Brito, Marcell Souza, vencedor das categorias ‘ Marketing Territorial’ e ‘Empreendedorismo na escola’

O Prefeito Empreendedor é realizado desde 2001 e busca valorizar gestores públicos que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao fortalecimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social dos seus municípios.

Confira a relação completa dos vencedores:

– Categoria Marketing Territorial

1º lugar –Campo do Brito– prefeito Marcell Souza

2º lugar – São Cristóvão – prefeito Marcos Santana

3º lugar – Nossa Senhora da Glória – prefeita Luana Michelle de Oliveira

Categoria Cidade Empreendedora

1º lugar – Itabaianinha – prefeito Danilo Alves de Carvalho

2º lugar – São Cristóvão – prefeito Marcos Santana

3º lugar – Indiaroba – prefeito Adinaldo do Nascimento

Categoria Inovação e Sustentabilidade:

1º lugar – Indiaroba – prefeito Adinaldo do Nascimento

2º lugar – Cristinápolis – prefeito Sandro de Jesus dos Santos

3º lugar – Umbaúba – prefeito Humberto Santos Costa

Categoria Compras Governamentais:

1º lugar – Moita Bonita – prefeito Vagner Costa da Cunha

2º lugar – Divina Pastora – prefeita Maria Clara Rollemberg

Categoria Sala do Empreendedor

1º lugar – Barra dos Coqueiros – prefeito Alberto Jorge Santos Macedo

2º lugar – Nossa Senhora das Dores – prefeito Luiz Mario Pereira de Santana

Categoria Empreendedorismo na escola

1º lugar – Campo do Brito – prefeito Marcell Souza

Categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal

1º lugar – Amparo de São Francisco – prefeito Franklin Ramires Freire Cardoso

Foto assessoria

Por Wellington Amarante

  Editoria: