Fórum do Forró acontece na próxima quinta-feira, dia 9, em Aracaju

junho 04 06:00 2022

Promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o XVII Fórum do Forró reunirá pesquisadores, músicos, compositores e apaixonados pela música nordestina, na próxima quinta-feira, dia 9, no auditório do SESC Comércio, localizado na avenida Rio Branco.

O objetivo do encontro é levantar diálogos, com o tema central “O Forró como linguagem musical do nordeste: do tradicional ao moderno nos novos espaços e plataformas”. Além disto, haverá um pocket show com o músico sergipano Mestrinho.

A mesa redonda deste ano contará com a presença de Paulo Matos, idealizador e produtor do Festival Nacional do Forró de Itaúnas-ES; Paulo Vinícius Garcia, da gravadora Kuarup Discos; Anderson Fanta, produtor musical; Cleusa Lopez, da Tratore-Distribuidora de música independente para plataformas digitais e o músico e cantor Mestrinho.

O Fórum do Forró foi criado em 2001 por iniciativa do pesquisador Paulo Corrêa, como um espaço de discussão e valorização da cultura nordestina, onde, além de homenagear os ícones da música popular, promove um estudo sobre os diversos aspectos do forró.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o fórum tem cumprido o seu papel de valorizar a cultura nordestina e homenagear os artistas relacionados a ela.

“Evidenciamos grandes compositores, não só daqui, mas do Nordeste inteiro. Por tudo isso, eu louvo os realizadores do fórum, do primeiro ao último. Fazemos um ponto de virada, neste ano, no sentido de trazer uma discussão do ponto de vista mercadológico”, ressalta Luciano.

Programação Fórum do Forró

Tema geral: O forró como linguagem musical do Nordeste: do tradicional ao moderno nos novos espaços e plataformas.

Sub-temas: O forró como representação da música nordestina. Plataformas digitais e novos mercados para o forró. O produto forró nas gravadoras: o regional e o universal.

9h às 13h

– Paulo Matos (idealizador e produtor do Festival Nacional Forró de Itaúnas, o FENFIT-ES)

– Paulo Soares (Diretor de música da Gravadora Kuarup Discos-SP)

15h às 18h

– Anderson Fanta (produtor musical-SP)

– Cleuza Lopez (Tratore-Distribuidora digital de música independente para plataformas digitais-SP)

– Mestrinho (músico e cantor-SE) 18h – Pocket Show de Mestrinho e banda convidada.

Fonte e  assessoria

Foto Ana Licia Menezes

  Editoria: