Fórum de entidades negras de Sergipe promove ato pelo fim do genocídio do povo preto

Fórum de entidades negras de Sergipe promove ato pelo fim do genocídio do povo preto
setembro 03 05:00 2020 Imprimir Conteúdo

Dando continuidade as ações contra o genocídio do povo preto o Fórum de Entidades Negras promove ato de lançamento da campanha ‘’Negros e Negras pela Vida: Campanha Sergipana Contra a Violência Policial e o Genocídio da Juventude Negra’’. A ação será realizada na próxima segunda-feira (7) em conjunto com o ‘’Grito dos Excluídos’’.

A ação é uma iniciativa do conjunto de movimentos negros do estado com intuito de denunciar os casos de violência e abusos contra pessoas negras, principalmente ocorridos nos bairros e comunidades mais periféricas.

Segundo o último Atlas da Violência, de 2018, publicado pelo IPEA, Sergipe lidera o ranking entre os estados com maior taxa de homicídios contra pessoas negras, Sergipe com o índice de 64,7 por 100 mil habitantes. Em seguida, Alagoas 54, 2 e em 3º Rio Grande do Norte com 53,4.

Há pouco mais de um ano, um caso chocou a sociedade e segue sem soluções. Clautenis José dos Santos, 37 anos, jovem negro, designer, estava voltando para casa através de um dos aplicativos de corridas, quando o carro foi interceptado pela polícia que disparou tiros contra Clautenis sem que ele tivesse direito à defesa, ele morreu no local. O caso segue sem solução e sem justiça para a família.

Recentemente, mais um caso de assassinato ocorreu, dessa vez no Bairro Cidade Nova. Anthony Sheldon, um jovem de 22 anos, foi executado pela polícia.  No vídeo da execução – amplamente divulgado no aplicativo WhatsApp – a vítima já estava rendida quando os disparos foram efetuados.

As organizações que compõe o Fórum vêm cobrando respostas do governo estadual e dos governos municipais com relação aos casos de homicídio e violência policial contra a população preta, mas seguem sem posicionamento dos gestores.

O ato ocorrerá no dia 7 de setembro de 2020 com concentração às 8 horas na Paróquia Pio X (Bairro 18 do Forte). O percurso seguirá pela Visconde de Maracaju sentido São Marcelo.

Fórum de Entidades Negras de Sergipe

O Fórum de Entidades Negras de Sergipe reativado há 3 anos, é composto por mais de 20 entidades e conta com a diversidade de entidades negras atuantes em diversas esferas, nas artes, na política, com a juventude, mulheres negras, quilombolas, terreiros e outros.

Desde o seu surgimento tem atuado de forma articulada junto a diversas organizações, no sentido de cobrar políticas públicas para a população negra e melhorias de vida para os segmentos mais estigmatizados da sociedade. Recentemente teve solicitação atendida pelo Ministério Público sobre a divulgação dos dados de raça, gênero e classe das vítimas de  COVID-19 no estado.

Por Laila Oliveira

  Editoria: