Feira de Produtos Orgânicos acontece nesta sexta-feira

Feira de Produtos Orgânicos acontece nesta sexta-feira
junho 02 12:56 2022

 

Evento será realizado das 15 ás 18h, na Aease, com entrada gratuita

Nesta sexta-feira, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), será realizada a I Feira Orgânica e Cultural. O evento, que acontece das 15 ás 18h, irá reunir produtores rurais, artesãos, comerciantes e artistas buscando valorizar a agricultura orgânica e a cultura local

No espaço serão comercializadas frutas, grãos, raízes, verduras e hortaliças orgânicos produzidos por agricultores de sete municípios (Japaratuba, Estância, Santa Luzia do Itanhy, Nossa Senhora da Glória, Umbaúba, São Cristóvão e Lagarto), além de alimentos tradicionais como beijus, pães, bolos, biscoitos e comidas típicas juninas.

A feira contará ainda com uma área para a comercialização de diversos tipos de artesanato e peças de arte, além de um espaço para a realização de práticas integrativas de saúde, divulgação de produção literária e venda de cervejas artesanais.

A programação contará ainda com apresentações culturais de Jaque Barroso e Samba de Coco de Mestre Diô. A entrada é gratuita. O evento faz parte da programação da XVIII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

A Feira é realizada pelo Sebrae, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Comissão de Produção Orgânica de Sergipe (CPORG/SE) e Mútua Rede de Reciprocidade.

Produtos orgânicos

Produtos orgânicos são aqueles obtidos dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou extrativista sustentável – que beneficie oecossistema local, proteja os recursos naturais, respeite as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, preserve os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utilize organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos.

Para serem comercializados, eles devem ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no Mapa, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.

Nos últimos 12 anos, de acordo com o Ministério, o número de produtores orgânicos cadastrados cresceu 450%. Em fevereiro de 2022, mais de 26 mil produtores orgânicos estavam regularizados e inscritos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO).

Foto assessoria

Por Wellington Amarante

  Editoria: