Fapitec e ITPS prorrogam data de inscrições para edital de apoio à pesquisa  

maio 04 07:27 2022

 

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) prorrogaram a data de inscrições para o edital de N°08/2022, que vai conceder Bolsas Estaduais de Desenvolvimento Tecnológico Regional (DTR). Agora os interessados podem realizar as suas inscrições até a sexta-feira (06), por meio eletrônico, através do edoc.se.gov.br, na aba Protocolo Externo. Será aceita apenas uma proposta para cada candidato.

O edital é dividido em duas linhas temáticas: a primeira trata sobre química de alimentos, com ênfase no monitoramento da qualidade de produtos lácteos; e a segunda se baseia em tecnologia sustentável, com foco no aproveitamento de resíduos de coco verde para produção de fertilizantes orgânicos. O valor total investido é de R$ 373.600,00, oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec).

O projeto pretende atrair e fixar doutores, com experiência em ciência, tecnologia e inovação e reconhecida competência profissional, para instituições públicas estaduais de pesquisa em Sergipe, a fim de executar projetos em rede. “O edital pretende contribuir e apoiar os esforços institucionais de qualificação das pesquisas e do atendimento às demandas de interesse do Estado”, explica o presidente da Fapitec, Ronaldo Guimarães.

Já o presidente do ITPS, Kaká Andrade, reforça que, com este edital, o órgão tem o propósito de agregar valor a matérias-primas fruto das pesquisas, para variadas aplicações, a fim de viabilizar novas opções de renda ao produtor e à comunidade. “Queremos também solucionar problemas ambientais gerados pelo aumento dos resíduos. Nesse sentido, consideramos a ciência, a tecnologia e a inovação como determinantes de desenvolvimento”, completa.

Foto assessoria

Por Kátia Azevedo

 

  Editoria: