“Em nosso mandato, são os sergipanos que escolhem onde o dinheiro será investido”, destaca senador Alessandro Vieira

“Em nosso mandato, são os sergipanos que escolhem onde o dinheiro será investido”, destaca senador Alessandro Vieira
maio 30 15:46 2022

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) divulgou os projetos selecionados para a segunda fase – de votação popular – participantes da quarta edição do Edital de Emendas Participativas. O evento ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e reuniu representantes de órgãos do poder público municipal, estadual e federal, e entidades privadas sem fins lucrativos.

Ao todo serão 335 propostas disponíveis para votação popular, que estará aberta de 06 à 17 de junho, atendendo diretamente todos os oito territórios sergipanos: Grande Aracaju, Sul, Centro-Sul, Agreste, Leste, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Alto Sertão. Os projetos contemplam as áreas de Agricultura/Pecuária, Assistência Social, Causa Animal, Cultura, Educação, Empreendedorismo/Inovação/Geração de Renda, Infraestrutura/Desenvolvimento Regional, Inovação, Meio Ambiente, Saúde, e Segurança Pública.

“O Edital das Emendas Participativas é uma ferramenta inovadora que utilizamos em nosso mandato desde 2019. Ao longo dos três primeiros anos, foram mais de 300 projetos contemplados, dos 75 municípios sergipanos. É um trabalho de, literalmente, educação do cidadão para ele entender que esse dinheiro é público e é a população quem deve escolher para onde o recurso vai. Ninguém é mais capacitado para definir as prioridades do que quem está sofrendo na pele”, destaca Alessandro Vieira.

De acordo com o senador Alessandro, até agora foram 145 milhões de reais em emendas distribuídas de forma participativa. “Cada real das emendas parlamentares saiu do bolso da população. O político não é dono de nada. Político é um empregado contratado a cada quatro anos, tem que prestar contas, trabalhar direito e responder por aquilo que a sociedade aponta como urgente e necessário. No final do dia só o que a gente quer é atender bem os sergipanos, e só conseguimos isso ouvindo a população e proporcionando ferramentas para a efetiva participação da sociedade”, avalia Alessandro.

Durante o evento, entidades que já participaram do Edital fizeram relatos das suas experiências e da efetiva aplicação do recurso recebido do mandato do senador Alessandro. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) foi uma das instituições que mais mobilizou a sociedade para votar em seus projetos. Em 2020, o CBMSE recebeu 636 mil reais para aquisição de um caminhão bomba-tanque, que já está nas ruas atendendo com dignidade e segurança os sergipanos. Em 2021, o CMBSE recebeu 450 mil reais aquisição de um veículo adaptado para auto mergulho.

“O senador Alessandro está de parabéns por essa iniciativa brilhante de destinação participativa das emendas parlamentares. O CBMSE fez um planejamento estratégico e identificamos que precisávamos evoluir na parte operacional, que são principalmente as viaturas que atendem as ocorrências da população. Com esse Edital de Emendas do senador Alessandro, inscrevemos os projetos, mobilizamos toda a corporação para a votação e conseguimos adquirir o caminhão. Essa experiência foi muito positiva e passamos a nos organizar muito mais. Agora, já no início do ano, nós nos organizamos para definir as prioridades e seguirmos atingindo o operacional, que é o que a população mais precisa”, ressalta o tenente-coronel Mário Bitencourt, Diretor de Planejamento do CBMSE.

Regimari Dias, representando o Grupo de Apoio à Criança Com Câncer de Sergipe (GACC), também fez o seu relato e agradeceu a iniciativa das Emendas Participativas, que destinou recursos para aquisição de caminhão e reforma da sede da instituição. “Nossa gratidão ao senador Alessandro Vieira pela transparência e democrática escolha para a destinação da emenda participativa”.

Fonte e foto assessoria

  Editoria: