Educação Estadual assina carta-compromisso para o Projeto Aula Digital

maio 11 11:44 2022

 

O documento tem como objetivo garantir a participação da rede estadual, a divulgação das ações e manutenção dos equipamento ofertados pelo projeto

Representantes da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e da Fundação Telefônica Vivo (FTV) reuniram-se nesta terça-feira, 10, para assinar a carta-compromisso que garante a participação das escolas da rede estadual no Projeto Aula Digital em 2022. A iniciativa, que atende 133 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental – anos iniciais, tem como objetivo fomentar estratégias de inovação nas unidades de ensino por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem, balizados aos kits tecnológicos, que contemplam dispositivos como notebooks, tablets, telas de projeção e o acesso a conteúdo pedagógico digital.

Para a chefe do Serviço de Ensino Fundamental da Seduc (SEF/DED), professora Kelly Valença, a assinatura da carta foi um momento extremamente significativo “porque ela sela o compromisso da rede estadual de ensino e da rede municipal de Aracaju em manter a participação no Projeto Aula Digital, sendo contempladas em todas as suas ações. É importante frisar que o projeto não é só a maleta digital; há também a formação de professores, disponibilização de podcasts educativos do Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital, que terá a versão 2.0, e também há o guia de implementação dos programas, o qual auxilia muito no planejamento dos educadores”, explicou.

Os conteúdos disponíveis nos tablets foram atualizados e adequados ao Currículo de Sergipe, a fim de que os professores desenvolvam suas aulas alinhadas às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Sabemos que durante as aulas remotas nem todos os estudantes tiveram condições iguais para acesso aos conteúdos pedagógicos, e que está sendo um desafio grande para os professores a recomposição dessa aprendizagem; e a Fundação Telefônica Vivo quer apoiar esse trabalho”, destacou a gerente de projetos da Fundação, Karina Daidone.

Segundo Kelly Valença, que representou a diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, na cerimônia, a oficialização da carta-compromisso entre os entes viabiliza ainda a manutenção dos equipamentos por parte da Secretaria, divulgação das ações, suporte e apoio técnico. “A assinatura desta carta-compromisso é mais uma ação do convênio nº 01/2021, que a Seduc firmou com a Fundação Telefônica, para a oferta do Projeto Aula Digital em nossas escolas da rede estadual e nas unidades de ensino dos 29 municípios pactuados”, concluiu.

Foto: Walter Martins/ PMA

Assessoria de Comunicação da SEDUC

  Editoria: