Diversidade no ambiente de trabalho quebra paradigmas

junho 17 05:14 2022

Ter a diversidade presente no dia a dia do trabalho é importante para a empresa e para o empregado

Empresas e instituições têm investido cada vez mais em ambientes organizacionais diversos. Essa pluralidade ajuda a dar acesso e a transformar a vida de pessoas que estão socialmente em desvantagem na corrida por uma vaga de emprego. O objetivo deve ser a qualificação independentemente da idade, etnia, credo, orientação sexual e condições físicas.

Esse cenário nem sempre foi assim e o professor do programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Tiradentes (Unit), Gregory Balthazar explica o porquê.  “A cultura organizacional com foco na diversidade é resultado da democratização que iniciou em 1988 com a publicação da Constituição.  É a partir desse momento que teremos um movimento que vai prevê uma igualdade entre homens e mulheres e todas as formas de ser e existir. Inicia também o movimento de se pensar políticas públicas direcionadas à inclusão e à diversidade que vão tomar forma a partir dos anos 2000 quando o Brasil começa a assinar tratados que têm como objetivo combater a intolerância”.

Uma seleção de trabalho deve levar em consideração toda comunidade economicamente ativa a fim de proporcionar mais oportunidades. “Trazer a diversidade e a inclusão para dentro das relações diárias e trabalhistas ajuda a desconstruir representações hegemônicas e a humanizar esses corpos. Então, quando uma empresa abre oportunidade e emprega uma pessoa Trans, por exemplo, vai proporcionar que essa pessoa tenha acessos que antes eram inimagináveis, levando a possibilidade de ascensão social dessa pessoa”, afirma o professor.

Para o doutor em Educação, estar em um ambiente de trabalho onde a diversidade é presente possibilita uma oportunidade de quebrar estereótipos e preconceitos. “Quando estamos em uma organização que tem a diversidade como política, quebramos paradigmas, pois vamos trabalhar os preconceitos que estão enraizados em nós em relação àquilo que é diferente do que estamos acostumados a ver. Além de gerar oportunidade para uma parcela da população que é historicamente deixada de lado quando se fala em empregabilidade”, ressalta.

Asscom Unit

  Editoria: