Desenvolvimento tecnológico de Sergipe é tema de reunião na Alese

maio 05 12:14 2022

Nesta quinta-feira (05), o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado estadual Luciano Bispo, recebeu a visita do diretor-presidente da SergipeTec – Sergipe Parque Tecnológico, Eduardo Prado, para conversarem sobre possíveis parcerias entre a Casa e a instituição, principalmente no que se refere à implementação das propostas trazidas pelo Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (PDSS), estudo realizado pela Assembleia visando o crescimento do Estado. Também participaram do encontro o coordenador do Plano, Marcelo Barberino; e o diretor de Administração e Finanças da SergipeTec, Thiago Figueiredo.

“O nosso Parque é um parque tecnológico do Estado de Sergipe focado em tecnologia de ponta digital. Então, nós temos várias frentes de tecnologia que estão acontecendo agora e tecnologias de futuro em diversas áreas: de inteligência artificial, energia, agricultura. A gente veio ofertar para o presidente que o Parque fosse o braço digital da Assembleia. Marcelo Barberino teve a ideia de ter uma parceria com a Alese como braço implementador do Plano de Desenvolvimento que a Assembleia fez, com a Fundação Dom Cabral. Se a gente conseguir fazer essa sinergia, inclusive ajudando a parceria da Alese com a UFS, que já estão fazendo, vai ser muito bom para o estado porque a gente está usando a tecnologia da terra, de ponta, que as pessoas não conhecem”, informou o diretor-presidente da SergipeTec.

O deputado Luciano Bispo disse que a conversa foi produtiva, destacando as ideias trazidas pelos gestores do Parque Tecnológico, a exemplo de melhorias na agricultura do município de Itabaiana a partir do uso de técnicas desenvolvidas pela SergipeTec.

“A SergipeTec nos visitou, trouxe uma ideia boa para a minha terra, Itabaiana, que é a questão da agricultura, de fazer uma evolução técnica na agricultura itabaianense usando a questão das redes sociais para que as coisas se modernizem. Então, nós colocamos a conversa com Marcelo Barberino, coordenador do Plano de Desenvolvimento, para ver se podemos levar para Itabaiana uma evolução em termos de tecnologia”, defendeu o parlamentar.

Para Marcelo Barberino, o Plano de Desenvolvimento traz, como um dos seus pontos fortes, o crescimento do Estado atrelado aos avanços tecnológicos. Para o gestor, a possibilidade de parceria com a SergipeTec pode gerar bons frutos para Sergipe.

“Um dos achados do Plano de Desenvolvimento foi a transformação digital. E tem tudo a ver, porque a transformação digital não só integra, mas ela reduz custo, amplia e promove a acessibilidade de vários serviços do Governo Estadual, Federal, Municipal. Então, essa parceria pode ser um grande fomento de trazer aquilo que foi achado para aquilo que vai ser entregue, o produto final para a comunidade. Isso é uma determinação do nosso presidente”, ponderou.

O gestor também ressaltou que o Plano tem despertado o interesse de vários setores sociais, tendo uma boa aceitação junto à sociedade sergipana.

“Nós temos recebido quase diariamente tanto municípios querendo mais informações sobre o Plano e como aplicá-lo em suas regiões, em suas cadeiras produtivas, como também em unidades parceiras, a exemplo da SergipeTec, buscando a nossa compreensão de como nós podemos ampliar a aplicação desse produto que foi tão bem aceito pela comunidade sergipana”, finaliza Barberino.

Foto: Joel Luiz

Por Ethiene Fonseca

  Editoria: