Deputado Georgeo Passos defende oficialização da língua de sinais – LIBRAS

Deputado Georgeo Passos defende oficialização da língua de sinais – LIBRAS
dezembro 17 05:00 2019 Imprimir Conteúdo

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) utilizou a tribuna na sessão plenária desta segunda-feira (16), para falar  dos resultados da audiência publica  que ocorreu na Casa Legislativa na última sexta-feira, dia 16. O deputado esclareceu  sobre a importância da oficialização da Língua de Sinais (Libras) no país, que foi o tema da audiência.  A Libras foi sancionada, como meio legal de comunicação e expressão no país, em 24 de abril de 2002,  por meio da Lei nº 10.436.  A língua dos sinais completou 17 anos de criação.

“A oficialização da Língua de Sinais  foi uma feliz ideia da advogada  Kamila Gouveia, e que está buscando apoio para que as pessoas com deficiência auditiva não sejam excluídas da sociedade. Hoje o país tem  9,7 milhões de pessoas surdas.  A Libras tem  de ser ensinada nas escolas como é feito com o português”, enfatizou o deputado.

Na oportunidade de sua explanação, o deputado Georgeo apresentou vídeo com uma mensagem  trazidas pelo surdos, sem interprete. O objetivo do feito foi chamar a atenção para a necessidade de  oficializar a Libras no país.  “Imagine uma pessoa dessa no shopping, em sala de aula, no aeroporto? Não há quem traduza os sinais. Isso causa frustrações e dores para que sofre com a exclusão”, afirmou o deputado. Ao final, um interprete da Casa Legislativa traduziu os sinais, e todos as pessoas  surdas  do vídeo pediam aos parlamentares pela  oficialização da Libras.

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Foto: Jadilson Simões – Arquivo Alese

  Editoria: