Deputada destaca importância dos caminhoneiros para o desenvolvimento socioeconômico

junho 08 05:00 2022

 

Maria Mendonça ressalta necessidade de maior valorização da categoria

“Quando fazemos uma refeição, pouco pensamos em quem transportou aqueles alimentos para que eles pudessem estar à nossa mesa. Na maioria das vezes, os responsáveis são as heroínas e os heróis silenciosos que, todos os dias, desbravam as estradas brasileiras: os caminhoneiros e caminhoneiras”. A fala é da deputada Maria Mendonça (PDT) que, em mais uma demonstração de carinho e respeito à categoria, presta homenagens aos profissionais que, ao seu ver, são verdadeiros “motores” do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

A importância dos caminhoneiros para o progresso socioeconômico do País se traduz em números expressivos. Cerca de 65% do transporte de cargas do Brasil é feito através da malha rodoviária, segundo o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025. “E são pessoas que levam carregamentos de Norte a Sul. São guerreiros e guerreiras que abrem mão de estar ao lado da família e de entes queridos, expõem-se aos perigos das estradas brasileiras, enfrentam desafios diários de toda sorte e sofrem com incertezas do retorno ao lar. E apesar de tudo isso, perseveram e contribuem para um Brasil melhor”, ressalta a parlamentar, observando que a categoria merece maior valorização.

Maria Mendonça destacou, ainda, o papel de Itabaiana, sua cidade natal, nesse cenário. O município tem a maior proporção (em números) de caminhões registrados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em relação à população, conforme dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). “Itabaiana não é a Capital Nacional do Caminhão à toa. A profissão identifica, marca e define o povo itabaianense, que empresta parte do seu povo para que, diariamente, transporte, com carinho, determinação e garra, produtos das mais variadas espécies. São eles que ajudam a impulsionar a economia e o desenvolvimento”, afirma ela.

Proposituras

Foi na esteira da admiração à categoria que Maria Mendonça, através da Indicação 83/2012, propôs ao Governo do Estado de Sergipe a criação e manutenção de uma política de saúde pública, na forma de um programa munido de múltiplas ações, voltada às necessidades e à melhoria da qualidade de vida dos caminhoneiros. “Esses profissionais possuem carga horária diária de trabalho muito longa e, muitas vezes, estão submetidos a condições propícias ao surgimento de problemas de saúde. Um fator aliado ao outro dificulta a busca por orientação e atendimento médico”, defende.

A propositura não é a única que busca valorizar e dar apoio a esses profissionais, em especial aos de Itabaiana. A deputada estadual é autora da Lei que concede o título de Capital Sergipana do Caminhoneiro ao município de Itabaiana. Também é de Maria Mendonça a Lei que torna a tradicional Festa do Caminhoneiro, realizada há mais de cinco décadas, Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe – agora parte do calendário oficial de Sergipe.

Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça

  Editoria: