Defesa Civil Nacional alerta para chuvas intensas em 5 estados da região Nordeste

maio 26 07:43 2022

Previsão vale para os próximos dias da semana. Serão afetados os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas

A Defesa Civil Nacional alerta para o risco de chuvas intensas no litoral da região Nordeste do País nos próximos dias da semana. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas serão os mais afetados.

Diante da previsão de grande acumulado de chuvas, o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad) já entrou em contato com as defesas civis estaduais e municipais e segue monitorando o cenário e o registro de possíveis ocorrências.

“Na última madrugada, foram verificados acumulados de chuvas em torno de 200 milímetros em alguns municípios, o que gerou impactos e pequenas ocorrências”, observou o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do Cenad, Tiago Molina Schnorr.

Em Pernambuco, foram registradas ocorrências de deslizamentos de terra em sete municípios. Até o momento, duas pessoas morreram e uma está desaparecida em Olinda. Outras duas pessoas ficaram levemente feridas na cidade de Camaragibe.

Schnorr reforçou que o acumulado médio de chuvas nas áreas afetadas pode chegar a 50 milímetros até o fim desta quinta-feira (26). “O cenário é preocupante devido ao acumulado já registrado. Essas chuvas podem gerar desastres hidrológicos, como alagamentos, enxurradas e inundações, ou geológicos, como deslizamentos em áreas de risco”, completou.

A orientação para os moradores das regiões afetadas é buscar informações nas defesas civis locais. Além disso, é importante ficar atento aos alertas enviados por meio de SMS, TV por assinatura e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional (@defesa civilbr) e do Inmet (twitter: @inmet_ | Instagram: @inmet.oficial). Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada no telefone 199 e os bombeiros, no 193.

A Defesa Civil Nacional também solicita que a população cadastre os telefones celulares, por meio do envio de mensagens de texto para o número 40199, com o CEP da região onde mora, para passar a receber alertas por SMS.

Fonte MDR

  Editoria: