Defesa Civil de Aracaju emite novo alerta de chuva moderada para as próximas 48 horas

Defesa Civil de Aracaju emite novo alerta de chuva moderada para as próximas 48 horas
janeiro 14 14:07 2022

Nesta sexta-feira, 14, a Defesa Civil de Aracaju, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta de chuvas moderadas, na capital, para as próximas 48h. A medida foi adotada com base no aviso divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A informação, encaminhada para mais de 51 mil usuários do Serviço de Alerta por SMS – 40199, reforça a necessidade de atenção, especialmente, aos moradores de áreas de risco.

A população deve estar atenta a possíveis situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes, rachaduras ou afundamento de piso, alagamento, movimentação de terra em áreas de encosta, dentre outras.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, enfatiza que os órgãos da Prefeitura de Aracaju atuam de maneira integrada. “O trabalho, para a redução de riscos, é contínuo. Os diversos órgãos da gestão municipal estão preparados para as demandas que possam surgir e atuam de forma estratégica, para evitar ou minimizar possíveis transtornos que possam ocorrer”, destacou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, ressalta que as equipes estão com atenção redobrada. “Caso sejam observadas situações de possíveis riscos, a população pode acionar o órgão através do serviço emergencial 199, que funciona 24 horas”, frisou.

Além da atenção aos chamados da população, a Defesa Civil atua com o monitoramento constante, principalmente, das áreas mais vulneráveis aos efeitos da chuva.

Serviço de Alerta – 40199

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuva, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Informações e foto AAN

  Editoria: