CRESS-SE realiza Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe

maio 14 07:42 2022

 

O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) realizou, nesta sexta-feira (13), a abertura do Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe, no Auditório do Ministério Público de Sergipe (MP-SE), em Aracaju. Este foi o primeiro evento presencial da Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023”, realizado após as flexibilizações da pandemia da covid-19.

Com o tema “Assistentes Sociais na luta por políticas públicas de qualidade e condições éticas e técnicas de trabalho”, o encontro faz parte da programação em comemoração ao Dia do/a Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio.

Nesta sexta (13), foi realizada a abertura do evento, com a palestra da professora Dra. Juliana Iglesias Melim, que é Assistente Social, professora do Departamento de Serviço Social da UFES e integrante da direção nacional da ABEPSS.

Mesa de Abertura

A mesa de abertura contou com a participação da presidente do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher; da presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Elizabeth Borges; Thiago Avelino, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Edson Ulisses; além de autoridades do estado, como a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino; do deputado estadual Iran Barbosa; das vereadoras de Aracaju, Linda Brasil e Professora Ângela Melo.

Também fizeram parte da mesa os representantes de sindicatos e instituições que envolvem a defesa do Serviço Social: a secretária Municipal de Assistência Social de Aracaju, Simone Passos; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio Luiz; o coordenador do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), Ygor Machado; o chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (DSS/UFS), Paulo Félix; Inácia Brito, representando a secretária de Estado da Inclusão e da Assistência Social (SEIAS), Lucivanda Nunes; Adriana Lohanna, vice-presidente do Comitê Estadual de Combate à Tortura; Laura Menezes, representado o Sindiprev; coordenador do Curso de Serviço Social da Unit, Rony do Nascimento; Flávia Augusta, representando o Sintufs; Valdiosmar Vieira, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas); Diogo Dória, representando todos os assessores do CRESS-SE.

Durante a abertura do evento, todas as autoridades que compuseram a mesa solene tiveram seus momentos de fala e destacaram a importância desse evento para a categoria dos/as Assistentes Sociais, ressaltando ainda o compromisso do CRESS-SE com a categoria.

A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, destacou que a Assistência Social é uma das poucas áreas que se encontra em várias outras áreas. “Ao mesmo tempo, estamos lutando pela regularização do piso em nível nacional, que achava que era apenas em Sergipe. Mas por isso que é preciso estar dentro da luta, fazendo a defesa da categoria, mesmo não sendo assistente social eu tenho orgulho e encarei como minha bandeira. E na época da pandemia ninguém ficou em trabalho remoto, vocês, assistentes sociais continuaram trabalhando”, afirmou.

Para a presidente do CFESS, Elizabeth Borges, é importante discutir temas relevantes para refletir sobre o Dia do/a Assistente Social. “É muito significativo para mim estar aqui, o primeiro evento presencial que participo depois de dois anos, o primeiro Dia de Assistente Social pós-pandemia. Como vimos nos vídeos das ações da Gestão do CRESS Sergipe ‘É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023’, mais do que nuca é preciso estar atento e forte. Faço uma saudação a toda a gestão que realiza essas ações. Se em março nós lutamos pela vida e trabalho das mulheres, se em abril lutamos pela vida dos povos indígenas e originários, em maio, o chamado é para luta da classe trabalhadora, defesa dos direitos, suas conquistas históricas e num contexto de incertezas pelas liberdades democráticas”.

A presidente do CRESS Sergipe, Dora Rosa Horlacher, agradeceu a presença de todos/as e reforçou o apoio e compromisso das/os participantes presentes no evento com Serviço Social. “Todos e todas que estão aqui hoje tem história com o Serviço Social. Eliane Aquino lutou pela implantação do cofinanciamento da Assistência Social. Iran Barbosa lutou desde que era vereador pela inserção dos/as assistentes sociais na escola, assim como Professora Ângela Melo e Linda Brasil, que também estão defendendo junto conosco a inserção dos profissionais nas escolas”, destacou Dora, acrescentando a importância dos gestores em cumprir as leis e reforçando que o CRESS não parou de atuar e de fiscalizar durante a pandemia.

Palestra

Durante a palestra, a Profa. Dra. Juliana Iglesias destacou sobre os momentos históricos de ataques duros aos direitos, que tem precarizado cada vez mais as condições de vida e de trabalho da população. “Isso tem relação com o aumento alarmante de desemprego, da informalidade e de trabalhos cada vez mais precários que vão fazer com que a população precise cada vez mais acessar as políticas de Assistência Social. E essas políticas estão ainda mais fragilizadas por conta de um governo que tem desfinanciado essas políticas e que não está dando estrutura para a garantia dos direitos da população”, afirmou.

Ao final do evento, a conselheira do CRESS Sergipe, Rita Regina, fez a leitura da carta aberta dos/as assistentes sócias aos/s prefeitos/as dos municípios do estado de Sergipe para solicitar o fortalecimento da luta do Serviço Social pela defesa da ampliação, qualificação e manutenção das Políticas Públicas para o acesso à população usuária.

Oficinas Regionalizadas

Além da abertura, o CRESS Sergipe continua com vasta programação até o dia 31 de maio, realizando oficinas regionalizadas acontecem de forma presencial em cinco municípios sergipanos, com novas temáticas e novos palestrantes.

Os eventos têm o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (Unit).

?? Confira a abertura transmitida ao vivo pelo YouTube do CRESS Sergipe: https://www.youtube.com/watch?v=nT3tb-rp9BU&t=5s

PROGRAMAÇÃO OFICINAS REGIONALIZADAS – 8h às 12h

COM NOVAS TEMÁTICAS

20/05 ESTÂNCIA

Palestrante: Rony Rei do Nascimento Silva

Professor Assistente I do curso de Pedagogia, História e Serviço Social e coordenador pedagógico da Universidade Tiradentes (Unit).

Local: Câmara de Vereadores de Estância

24/05 GLÓRIA

Palestrante: Fábio dos Santos Barbosa

Assistente Social da UFS e da Fundação Hospitalar de Saúde, e doutorando em Serviço Social da UFRJ.

Local: Universidade Federal de Sergipe (UFS)

25/05 LAGARTO

Palestrante: Rosely Anacleto de Jesus Morais de Almeida

Assistente Social da SMS e FHS. Doutoranda em Psicologia pela UFS, mestre em Serviço Social pela UFS.

Local: ENTRE

30/05 PROPRIÁ

Palestrante: Flávia Augusta S. de Melo Lopes

Doutora em Serviço Social pela UFPE. Assistente Social da UFS. Docente da Graduação – DSS/UFS e do PROSS/UFS.

Local: Universidade Tiradentes (Unit)

31/05 ITABAIANA

Palestrante: Paulo Félix

Doutor em Serviço Social (UFRJ). Docente DSS/PROSS/UFS. Vice-Presidente ABEPSS/NE

Local: Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ascom/CRESS-SE

  Editoria: