Crea-SE intensifica fiscalização nos municípios com programação de festejos juninos

junho 06 07:57 2022

Estância foi o primeiro município a ser visitado pelas equipes de fiscalização do Crea-SE

Junho é o mês dos festejos juninos e neste período do ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) realiza uma operação especial de fiscalização nos municípios com tradição na realização das Festas de São João e São Pedro para verificar as estruturas montadas para shows. Este ano, nove cidades (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Ribeirópolis, Itabaiana, Umbaúba, Estância, Siriri e Capela) estão no roteiro das diligências do Conselho.

Na ação, os fiscais verificam a presença de engenheiros responsáveis e as ART’s (Anotações de Responsabilidade Técnica). Esses documentos contêm dados sobre serviços de montagem de estruturas metálicas, como arquibancadas, palco e camarotes, tendas, além do transporte, coleta e destinação de resíduos provenientes de banheiros químicos, geradores de energia, aterramento elétrico, instalações provisórias de energia, sonorização e iluminação, projetos contra incêndio e pânico.

O coordenador de Fiscalização do Crea-SE, Floro Júnior afirma que a ação é preventiva, porém sendo constatadas irregularidades, as empresas responsáveis pelos serviços são notificadas, tendo um prazo para apresentar os documentos exigidos pela fiscalização, isso não ocorrendo são aplicadas multas.

“O objetivo da nossa fiscalização é, acima de tudo, proteger a sociedade. Estamos falando de festas de grande tradição, que tem um forte apelo entre os sergipanos que costumam comemorar e participar dos festejos em todo o Estado, portanto, é fundamental o trabalho que estamos desenvolvendo na verificação da participação dos profissionais de engenharia na montagem dessas estruturas”. É o que avalia Floro ao reforçar que a fiscalização tenta coibir que as Prefeituras e empresas contratadas façam os serviços de montagem de estrutura sem a participação de um responsável técnico, ao tempo, que reforça a importância de contratar profissionais devidamente habilitados e registrados no Crea-SE.

O cronograma da fiscalização do Crea neste período junino foi aberto pelo município de Estância e segue até o fim do mês de junho. A próxima ação fiscalizatória ocorrerá em Nossa Senhora do Socorro

Foto assessoria

Por Iris Valéria

  Editoria: