Covid-19: saiba quando e onde completar o esquema vacinal

Covid-19: saiba quando e onde completar o esquema vacinal
abril 19 16:49 2022

 

A imunização contra covid-19 tem se mostrado uma ferramenta fundamental na queda dos índices de óbitos pela doença e registros de novos casos confirmados. Desta forma, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta sobre a importância de completar o esquema vacinal com a segunda dose, bem como a dose de reforço.

Para saber quando buscar sua dose, basta conferir a data aprazada no cartão de vacina (principalmente no caso do intervalo entre a primeira e segunda dose), mas também é possível saber considerando os intervalos necessários para cada tipo de dose ou imunizante.

Para quem foi vacinado com a dose única da Janssen, o esquema vacinal é diferenciado, como explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

“Uma dose do imunizante da Janssen equivale a duas doses dos outros fabricantes, por isso, quem recebeu a dose da Janssen, tem mais de 70 anos e completou quatro meses, já pode tomar o reforço, já que, até o momento, o segundo reforço somente foi autorizado para quem tem mais de 70 anos”, explica.

Intervalos das Vacinas

Astrazenica: o esquema completo vacinal da Astrazenica é realizado com duas doses. Depois que a pessoa tomar a primeira dose, com três meses ou 86 dias, deve tomar a segunda. Com quatro meses, é feito um reforço, que pode ser com a própria Astrazenica, com a Pfizer ou com a Janssen.

Pfizer: o esquema completo vacinal da Pfizer é realizado com duas doses. Depois que a pessoa tomar a primeira dose, no caso de crianças são 56 dias para tomar a segunda dose, e, em adultos, 21 dias. Com quatro meses, no caso de adulto, é possível fazer uma dose de reforço, que pode ser com a própria Pfizer, Astrazenica ou a Janssen.

CoronaVac: o esquema completo vacinal da Coronavac é realizado com duas doses. Depois que a pessoa toma a primeira dose, com 28 dias deve tomar a segunda e com quatro meses é feito um reforço. No momento, a quarta dose é feita apenas para as pessoas a partir de 70 anos.

Ainda segundo Waneska, a CoronaVac não foi autorizada pelo Governo Federal para dose de reforço. “A Coronavac é uma vacina de vírus inativado. Como já apareceram usuários solicitando realizar a dose de reforço com a Coronavac, a equipe de Imunização está autorizada a realizar, desde que o usuário assine o termo da autorização do reforço com a vacina”, enfatiza.

Onde se vacinar

De segunda a sexta-feira, a vacinação contra a covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses) está disponível em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos shoppings da capital e no drive-thru da Sementeira. As salas de vacina das UBSs funcionam no horário das 8h às 16hs e em quatro UBSs em horário estendido (das 8h às 18h nas Unidades Augusto Franco, Onésimo Pinto, Max de Carvalho e Francisco Fonseca). Nos shoppings: Aracaju Parque, Riomar e Jardins ficam abertas das 8h às 17h; e o drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.

Arte: ASCOM/SMS

  Editoria: