Conselho de Saúde debate sobre alimentação e nutrição em Sergipe

junho 22 14:32 2022

 

O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) realizou a 257ª Reunião Ordinária, na última terça-feira, 21 de junho, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Todos os meses os conselheiros de saúde se reúnem para debater temas relevantes ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das pautas foi a apresentação da Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da Saúde em Sergipe. O nutricionista e referência técnica de Alimentação e Nutrição da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ronaldo Cruz, fez uma explanação sobre o tema. Segundo ele, dentro da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, a participação e o controle social estão inseridos, por isso a importância de apresentar o panorama do estado para os conselheiros.

Os dados mostram que hoje no Brasil 125 milhões de pessoas não têm alimentos suficientes para comer e 33 milhões de brasileiros passam fome. Ronaldo disse que após a pandemia da covid-19 aumentou consideravelmente o número de pessoas que estão enfrentando a fome e outro ponto de alerta, é a quantidade de pessoas que se alimentam de forma errada, ocasionando no acréscimo de pessoas obesas.  “É a fome de um lado e do outro o flagelo da obesidade”, enfatizou. Para ele, é importante e estratégico para o SUS trabalhar a alimentação saudável desde cedo e o controle social pode colaborar com isso.

Foto assessoria

Por Gleydiomar Souza Góis

  Editoria: