Com apoio da Prefeitura, Caravana do Esporte e das Artes começa na terça

maio 30 11:42 2022

A cidade de Aracaju será a primeira capital, do ciclo de 2022, a receber a Caravana do Esporte e das Artes. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, acontecerá no Estação Cidadania, no bairro Bugio, a partir desta terça-feira, 31, e segue até a quinta-feira, 2 de junho, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Ao longo da programação, serão realizadas oficinas, com aplicação de metodologia para formação continuada em esporte educacional, envolvendo 1.800 alunos e 100 professores da rede municipal de ensino.

Desenvolvidos pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, os projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes são de cunho educativo e levam aos municípios brasileiros metodologias como “Pedagogia do Esporte Educacional” e “Viva com a Arte”. Desde 2005, foram mais de 200 municípios atendidos, com participação voluntária de artistas e atletas convidados. As caravanas têm parcerias com a Disney e Unicef.

Durante os dias de realização dos projetos, os alunos participarão de oficinas de teatro, de dança, atletismo, recreação, futebol, entre outras. Em paralelo às oficinas, professores passarão por formações para que possam prosseguir com os trabalhos nas escolas.

“É um evento que movimenta a comunidade. A cidade dá um novo olhar à questão da atividade esportiva e da arte para as crianças, abre-se horizonte, fomenta a mudança de paradigma. Através da recreação, não haverá disputa para ganhar medalha, por exemplo. As crianças irão se divertir, aprendendo a prática esportiva, a gostar de dançar, de cantar, de fazer alguma atividade artística e cultural”, declara o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen.

Segundo o secretário da Educação, Ricardo Melo, a caravana educativa já passou pelo município antes e seu retorno significa a materialização de uma parceria de sucesso. Além disto, suas ações reforçam os compromissos que já têm com os alunos da infância e juventude, a de desenvolver um cidadão pleno intelectualmente e capaz de se sensibilizar e consumir a arte e se preocupar com seu bem-estar.

“O esporte traz a consciência de si, do seu corpo, como uma forma de comunicação, linguagem e saúde. Tanto o esporte, quanto as artes são elementos importantes para nos ajudar a combater, por exemplo, fenômenos que são muitos caros, como a evasão escolar. A criança que pratica esportes e consome arte, entende que a escola é um lugar de desenvolvimento, um lugar de alegria e felicidade”, declara Ricardo.

A diretora-geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, jornalista Adriana Saldanha, ressalta que os projetos reforçam os laços de cooperação voltados para a educação, com arte e esporte.

“O projeto Caravana completa 17 anos de atuação em municípios de todo o Brasil. Aracaju está entre as cinco cidades que serão atendidas, em 2022. O Estado de Sergipe é um território comprometido com as causas educacionais para o desenvolvimento de crianças e jovens, uma inspiração e oportunidade para a aplicação de políticas públicas que sustentem uma vida mais igualitária numa  perspectiva que conjuga educação e diversidade”, completa Adriana.

Completando 17 anos de atuação no país, o projeto passará, ainda, por mais quatro cidades brasileiras no segundo semestre.

Apoio

Na capital sergipana, o apoio da Prefeitura é feito por intermédio das secretarias municipais do Esporte e da Juventude (Sejesp) e da Educação (Semed), da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), cedendo o espaço, transporte para os alunos e professores, bem como a alimentação e hidratação dos participantes, além de organização do trânsito nas imediações, e segurança.

Confira a programação:

31/05 (terça-feira)

8h às 17h – Arena Caravana – atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental

8h às 17h – Cursos de formação de professores – Pedagogia do Esporte Educacional Viva com Arte

9h – solenidade oficial de abertura – na Tenda das Caravanas

15h – visita à Arena da cantora Lia Sophia – Tenda da música

18h – Seminário :  Educação e neurodiversidade:  desafios para a inclusão de crianças neuroatípicas.

01/06 (quarta-feira)

8h às 17h –  Arena Caravana – atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental

8h às 17h – Cursos de formação de professores- Pedagogia do Esporte Educacional e Viva com Arte

10h – Colóquio com a Chef Adriana Saldanha – Cozinha nas escolas – sabores regionais e processos ambientalmente saudáveis (*Participação da cantora Lia Sophia)

18h – Seminário :  Educação e neurodiversidade:  desafios para a inclusão de crianças neuroatípicas.

02/06 (quinta-feira)

8h às 17h – Arena Caravana – atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental

8h às 17h – Cursos de formação de professores – Pedagogia do Esporte Educacional Viva com Arte

17h30 – solenidade de encerramento da etapa Aracaju das Caravanas

 

 

  Editoria: