Chuva: Aracaju já soma cerca de 185 milímetros, 20 casos de alagamentos; 5 desabamentos e 3 deslizamentos de terras

Chuva: Aracaju já soma cerca de 185 milímetros, 20 casos de alagamentos; 5 desabamentos e 3 deslizamentos de terras
junho 11 10:07 2022

 

Desde o início do mês de junho, a Defesa Civil de Aracaju têm monitorado o quantitativo das precipitações e sua incidência nas áreas de risco da capital, além de manter constante atenção acerca das possíveis situações decorrentes das chuvas, a fim de mitigar os riscos e garantir a segurança da população.

Somente nos dez primeiros dias deste mês, o órgão registrou 74 solicitações, recebidas através do número emergencial 199. Dessas, 41 foram para avaliação de risco de colapso; 20 referentes a alagamentos; 5 decorrentes de desabamento, total ou parcial, de estruturas; 3 para avaliar árvores em risco de queda; 3 deslizamentos de terras; e 2 quedas efetivas de árvores.

Além disso, o acumulado de chuvas, no mês, já soma cerca de 185 milímetros, com maior concentração nos bairros Centro e Jardim Centenário. A Defesa Civil mantém o monitoramento constante das áreas de risco e reforça as orientações para a população.

O coordenador da defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta cuidados a serem adotados pela população. “Para pessoas que moram em áreas de risco, relacionados a deslizamentos de terras, é importante ficar atento aos sinais como árvores e postes inclinados, escoamento de água com turbidez elevada e em caso de raios ou ventos fortes, não se abrigar embaixo de árvores ou painéis publicitários. Nas situações que ocorram pontos de alagamento, evitar transitar nessas localidades, mesmo que você esteja dentro de um veículo”, informa.

Em qualquer situação que apresente algum tipo de risco, o coordenador orienta que a população entre em contato com a Defesa Civil, através do número emergencial 199, que está disponível 24h.

Serviços de Alerta

Para receber informações da Defesa Civil, de maneira antecipada, sobre possibilidade de chuvas, alta da maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados, a população pode realizar cadastro no serviço de alerta por SMS 40199 ou através da plataforma Telegram.

É preciso, apenas, enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Para receber os alertas na plataforma Telegram, é necessário buscar no aplicativo por ‘@defesacivilbrbot’ e se inscrever no canal, fornecer a localização sobre a qual deseja receber os alertas.

Foto: Ascom Semdec

  Editoria: