Central de Transplante de Sergipe realiza captação de novos órgãos. Um fígado, quatro rins e córneas foram captados

Central de Transplante de Sergipe realiza captação de novos órgãos. Um fígado, quatro rins e córneas foram captados
junho 15 16:11 2022

 

Um fígado, quatro rins e córneas foram captados, entre a noite desta terça-feira, 14, e a manhã desta quarta-feira, 15. Os procedimentos foram realizados no centro cirúrgico do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho, depois que as famílias autorizaram as doações. Segundo o coordenador da Central de Transplantes, Benito Fernandez, os doadores, que tinham idade de 37 e 49 anos, sofreram morte encefálica.

A captação dos órgãos começou na noite da terça-feira, quando foram retirados os rins do primeiro doador, que foram encaminhados um para o Rio de Janeiro e outro para Brasília. Nesta manhã foi realizada a retirada dos demais órgãos, do segundo doador. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fará o transporte do fígado de Aracaju para a Paraíba e outros dois rins serão encaminhados no início desta tarde para Pernambuco, onde serão transplantados.

“Nossa expectativa é de que ainda este ano possamos começar a fazer o transplante renal no Hospital Universitário de Aracaju. Por outro lado, estamos aguardando a autorização do Ministério da Saúde para que o Hospital de Cirurgia possa realizar os transplantes de fígado e rim para que a gente possa atender os nossos usuários aqui mesmo no Estado”, assinalou Fernandez.

As córneas retiradas dos doadores ficam no Estado para atender os usuários sergipanos, como destacou Benito Fernandez, informando que nenhum dos dois corações pode ser utilizado para transplante.

A Doação de Órgãos é um ato de amor e cidadania. Importante avisar aos familiares esse desejo, pois eles são os responsáveis pela autorização da doação de órgãos.

Fonte e foto SES

  Editoria: