Cabo da PM ministra curso de desenho para alunos de escola pública da capital

Cabo da PM ministra curso de desenho para alunos de escola pública da capital
janeiro 11 07:41 2018

Há quem diga que a arte pode transformar vidas. Pensando nisso, o cabo da Polícia Militar, Clécio Barroso, promoveu o projeto-piloto de ensino de desenho em escolas públicas. A ação visa proporcionar aos alunos os conceitos e técnicas de desenho, com a finalidade de trazer à tona e despertar talentos.

A Escola Alceu Amoroso Lima, localizada no Bairro Santa Tereza, foi a primeira contemplada com o projeto que prosseguiu durante quatro semanas, integrando a Polícia Militar e os jovens estudantes por meio da arte. De acordo com a professora Maria das Graças, os jovens começam a perceber que a Polícia Militar está nas ruas para defender e proteger a população, mas, também, desenvolve trabalhos de incentivo à cidadania. “Nesse período muitos alunos despertaram para o desejo de ser um policial. Eles tiveram outra perspectiva do que realmente é ser policial militar, desde a tarefa de combater aqueles que vão de encontro às leis, até a importante missão de formar cidadãos”.

Outro fator positivo da iniciativa é a possibilidade de participação social por meio da arte. “O desenho desperta o senso crítico dos estudantes que passam a observar o meio em que vivem com um novo olhar”, afirma o cabo Barroso. Nessa perspectiva, a aluna Jade, do 8º ano, aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre a arte de desenhar. “Eu gostei muito do curso porque aprendi novas técnicas de como desenhar rostos, além de desenvolver o desenho em seus diversos aspectos. Outro que ficou satisfeito com a oportunidade foi o jovem Sadraque, 9º ano. Ele explicou que depois que participou do curso, passou a desenhar figuras mais complexas.

A diretora acredita que a parceria entre a Polícia Militar e a escola deve ser ampliada. “Espero que essa experiência se repita outras vezes”, finaliza Maria das Graças.

  Editoria: