Belivaldo Chagas autoriza criação de novos leitos de UTI diante de risco de avanço do coronavírus

Belivaldo Chagas autoriza criação de novos leitos de UTI diante de risco de avanço do coronavírus
março 20 16:27 2020 Imprimir Conteúdo

Entre as medidas: adequações no HPM, o funcionamento da unidade Hildete Falcão e a destinação de leitos para cirurgias eletivas que também atenderão pacientes diagnosticados com o coronavírus
Em meio à ameaça de avanço de casos do novo coronavírus em Sergipe, o governador Belivaldo Chagas anunciou nesta sexta-feira(20), a abertura de 362 leitos extras de enfermaria e 62 leitos de UTIs. Para isso o Governo autorizou, entre outras medidas, adequações no Hospital da Polícia Militar (HPM) de Sergipe e abertura da unidade de saúde Hildete Falcão.
“Nós estamos trabalhando dentro da nossa rede e buscando apoio da rede privada. O nosso planejamento é que tenhamos, nos próximos 15 dias, a garantia de novos leitos de enfermaria para que estejam à disposição da população só para tratar as pessoas com o coronavírus, quando necessário for a presença dessas pessoas nas unidades hospitalares. A medida que as coisas forem se agravando, vamos buscando outros meios, por exemplo, nós vamos a partir de segunda-feira(23), fazer um trabalho emergencial para utilizar o leitos de enfermaria e UTIs, do Hospital da Policia Militar. Além disso, os serviços de reforma e ampliação da Maternidade Hildete Falcão Batista vão ser retomados para podermos ter mais esse espaço para atendimento. Se precisar de outras áreas, vamos utilizar também o prédio do CER IV , colocando leitos”, disse Belivaldo.
As obras de adequação no HPM devem iniciar a partir da próxima semana. A unidade servirá como apoio para a rede e contará com 40 leitos de enfermaria para reforçar o atendimento à população. A unidade Hildete Falcão também contará com mais 40 leitos de enfermeira e 12 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e entrará em funcionamento nos próximos dias.
O aumento no número de leitos de UTI e de enfermaria é uma ação estratégica para um possível pico no processo de transmissão do coronavírus (Covid-19). O anuncio foi feito nesta sexta-feira, 20, durante entrevista a rádio Xodó Fm. Outra medida de emergência tomada pela Secretaria de Estado da Saúde, seguindo orientação do governador, é referente aos leitos para cirurgias eletivas que também serão destinados a pacientes diagnósticados com o coronavírus. Com isso serão mais 220 leitos. Com os 80 (HPM e Hildete Falcão) o Estado vai disponibilizar 300 leitos.
Obras
No HPM, além das adequações estruturais, como pinturas e substituição das instalações hidráulicas, a unidade contará com reforma da rede de gás e sistema elétrico, novos aparelhos de ar condicionado e mobiliário. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital da Policia Militar, no máximo, com uma semana estará equipado e pronto. Já a Hildete Falcão entrará em funcionamento em 20 dias.
Leitos de UTI
“A gente hoje já está ampliando 50 leitos de UTIs que ficarão prontos em no máximo 10 a 15 dias, já alocamos leitos de UTIs prontos, a parte de equipamentos. Os 50 leitos serão: 20 no Hospital de Cirurgia; 10 no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE); 10 no Hospital Regional de Itabaiana; e 10 no Hospital Regional de Estância”, disse o secretário de Estado da Saúde, Valberto Oliveira
Foto Mário Sousa

  Editoria: