Atheneu Sergipense promove maior simulação da Assembleia Geral das Nações Unidas no Brasil e na América Latina

Atheneu Sergipense promove maior simulação da Assembleia Geral das Nações Unidas no Brasil e na América Latina
junho 06 16:51 2022

 

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, unidade que oferta Ensino Médio em Tempo Integral, em Aracaju, realizou na manhã desta segunda-feira, 6, no Teatro Atheneu, a 4ª edição do Atheneu ONU, a maior simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas no Brasil e na América Latina. O evento reuniu representantes do Poder Público e autoridades políticas para debater temas globais e nacionais, como a Guerra da Ucrânia, tema central do evento.

Durante a simulação, os estudantes ocuparam seu lugar de fala enquanto chefes de Estado, protagonizando a reivindicação para uma educação emancipadora, de qualidade e com equidade; e demonstraram preocupação com as crises globais do clima e da humanidade. Na ocasião, os estudantes representaram países como o Brasil, Alemanha, EUA e outros, relacionando-se com diplomacia, ciência política, política internacional e direito. Pediram justiça pelo assassinato do sergipano Genilvaldo de Jesus Santos, ocorrido em Umbaúba; bem como alertaram a periculosidade da política dos governos fascistas; citaram a pobreza menstrual e direitos das mulheres; dentre outros assuntos pertinentes.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Josué Modesto dos Passos Subrinho, relembrou os tempos de outrora, quando o Atheneu era palco das construções políticas. “Este evento na realidade resgata uma tradição de longa história no Atheneu Sergipense de sermos o centro da reflexão política de Sergipe. O Atheneu ONU propiciou um encontro raro e muito civilizado de diversas lideranças políticas sergipanas, algo que representa uma das conquistas da democracia. Foi com muito orgulho que vimos a partir das palavras dos nossos estudantes um testemunho concreto do grande educador brasileiro Anísio Teixeira: “A fábrica da democracia é a escola pública”. Nada mais representativo da ação dos nossos alunos no dia de hoje para o novo cotidiano. A democracia é recorrentemente fabricada e reatualizada nas escolas públicas. Parabenizo os estudantes, professores e o gestor Daniel Lemos por este emocionante momento”.

A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, focou o discurso no cuidado da população desde a primeira infância e no combate do machismo institucional. “Não é possível construir uma casa pelo telhado; é pela base que ela é erguida. E por esta razão é importante cuidarmos das nossas crianças, cuidar das nossas mulheres e acabar com o machismo institucional. Temos de falar em todos os espaços porque o lugar da mulher é na política, ou onde ela quiser, porém os espaços ainda são fechados e apertados. Por tudo isso vamos à luta”, relatou.

Atheneu ONU

O Atheneu ONU é uma proposta de metodologia ativa empreendida pelo professor e orientador Yuri Norberto, que, juntamente com os estudantes e comunidade escolar, organizou o evento. “A ideia do Atheneu ONU é fazer com que os alunos discutam temas globais, como a guerra da Ucrânia, que afeta vários países. Aliado a isso, eles também tiveram de fazer um exercício no sentido local, ao olhar para dentro. Todos eles fizeram esses dois movimentos, e no olhar para dentro foi pensar políticas públicas, ou seja, refletir como estudar política pública na escola e como nos preparamos do ponto de vista do exercício da cidade. Por isso, estamos recebendo alguns candidatos ao Governo do Estado, ao Legislativo Estadual e ao Congresso Nacional e Senado, por exemplo”, citou.

Para a estudante Renata Aragão, secretária geral do Atheneu ONU, o momento representa a nova era da juventude. “O que está acontecendo aqui hoje representa uma nova era do jovem e tem a finalidade de fazer com que eles conheçam os políticos que atuam no nosso Estado, de modo que eles percebam o que a nossa população precisa dentro da nossa realidade. Muitos jovens ainda não gostam de política e agora eles se interessam em conhecer candidatos, suas propostas e pensam naquilo que acham melhor para eles”, relatou.

Já para a recém-chegada à unidade de ensino, Alice Samylle, da 1ª série, o Atheneu ONU tem sido uma experiência que favorece a articulação de ideias e as formas de formular espaços de escuta como esse. “Primeiramente o projeto nos ajuda a fazer com que nossas vozes sejam ouvidas cada vez mais, pois é expressando nossas opiniões que ajudamos a mudar o Brasil e o ambiente e a sociedade em que vivemos. Assim, construímos uma maneira de beneficiar as pessoas que estão ao nosso redor, mas também aquelas que mais precisam”.

Ao final do evento, os convidados assinaram um termo de compromisso articulado pelos estudantes do Atheneu Sergipense durante o lançamento do Projeto Atheneu Políticas Públicas (POP). A iniciativa, única e inovadora no país, surgiu em meio à dificuldade dos estudantes de entenderem sobre a política nacional, o funcionamento do Estado e o seu papel democrático como cidadão. Com a assinatura do termo, as autoridades presentes comprometem-se a tornar a Educação como política de Estado, cujas ideias de políticas públicas são propostas pelos próprios alunos. O projeto ainda irá sabatinar os candidatos ao Governo do Estado e aos cargos de Deputado/a Estadual, Federal e Senador/a da República.

Assinaram o termo de compromisso todas as autoridades do Poder Público e representantes políticos convidados: Danielle Garcia, delegada de polícia; Valmir de Francisquinho, ex-prefeito de Itabaiana; Katarina Feitoza, vice-prefeita de Aracaju; Kitty Lima, Deputada Estadual; Alessandra Vieira, Senador da República; Rogério Carvalho, Senador da República; Fábio Mitidieri, Deputado Federal; Samuel Carvalho, Deputado Estadual; Breno Garibalde, vereador de Aracaju; Gilvânia Guimarães, gestora na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA); Maria Luiza, ex-aluna do Atheneu Sergipense, que no evento representou Linda Brasil, vereadora de Aracaju; e Jorginho Araújo, ex-secretário de Esporte de Aracaju. Por incompatibilidade de agendas e por motivo de doença, participaram por meio de vídeo, Maria Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza; Alessandro Molon, Deputado Federal pelo Rio de Janeiro; e a vereadora Linda Brasil.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

  Editoria: