Assistentes Sociais lançam a campanha pelo piso salarial da categoria nesta quinta-feira

abril 06 14:51 2022

 

Nesta  quinta-feira (07), a partir das 08h, o Movimento em Defesa do Piso Salarial do/a Assistente Social estará realizando o lançamento da Campanha “Quem se importa com o Povo Valoriza a Quem ele Presta Assistência, PISO SALARIAL DO/A ASSISTENTE SOCIAL EU DIGO SIM”. A ação vai acontecer no auditório da CUT Sergipe, localizado na Rua Porto da Folha, n° 1039, Bairro Cirurgia, Aracaju.

O movimento promoverá um “Café Social” com a participação das/os Assistentes Sociais dos 75 municípios que trabalham em diversas políticas sociais, das entidades representativas do Serviço Social e do movimento sindical. Além da participação do  deputado estadual Iran Barbosa, autor do Projeto de Lei n ° 288/2021, que institui o Piso Salarial do/a Assistente Social no Estado de Sergipe.

Pela Lei 288/2021, o Piso Salarial do Assistente Social deve ser estabelecido de acordo com a jornada de trabalho, por exemplo: 20h semanais o valor estabelecido seria R$3.300,00 reais e 30h semanais o valor estabelecido seria de R$5.500,00, respeitando a titulação e o tempo de efetivo exercício profissional.

O movimento já se reuniu com o Secretário de Estado da Administração, Dernival Neto,  e com a Secretária de Assistência Social, Lucivanda Rodrigues, e como fruto deste encontro conquistou a criação de uma comissão intersetorial, formulada pelo governo do Estado, para analisar a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Estado, e, concomitante, o piso salarial dos assistentes sociais. O movimento aguarda uma resposta da análise feita pela comissão do governo.

” A aprovação do Projeto de Lei visa combater a precarização e a desvalorização que a profissão de serviço social vem sofrendo ao longo dos anos com os baixos salários e a ausência de uma carreira. A instituição do Piso salarial irá valorizar esses profissionais que desenvolvem um trabalho tão importante promovendo o atendimento à população na perspectiva de viabilizar o acesso aos direitos sociais, principalmente dos setores mais vulnerabilizados da sociedade “, expressou Itanamara Guedes, Presidenta da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (FETAM/SE).

Por George Washington Silva

 

  Editoria: