Assistência Social de Aracaju participa de encontro regional do Congemas

maio 08 06:37 2022

 

Com o objetivo de debater sobre a proteção socioassistencial e os problemas vivenciados nos municípios, a secretária da Assistência Social, Simone Santana, junto a representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), participou do XXII Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado em Juazeiro do Norte, no Ceará, entre quarta (4) e esta sexta-feira, 6.

O Encontro teve como tema “O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais”, e objetivou discutir a conjuntura nacional, sobretudo os impactos pós-pandemia sobre a população mais vulnerável e o cenário de desfinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nacionalmente e na região Nordeste.

A Secretaria da Assistência Social de Aracaju integrou a comitiva do estado de Sergipe, juntamente com outros municípios. O evento contou com a participação de representantes dos nove estados nordestinos, que discutiram as pautas municipalistas para a assistência social.

“É uma oportunidade de debatermos a situação da assistência social em todo o país e de aprendizados para todos que atuam com o Suas. Um momento de reencontro com os gestores e técnicos, de troca de experiências, já que a pandemia nos trouxe muitas mudanças e aumento nas demandas dos serviços. Discutimos a construção de um Suas mais forte e que atenda a todos que necessitam. Foram dias que pudemos refletir sobre o futuro da Assistência Social no país”, destaca a secretária.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social de Aracaju (CMAS), Cristiane de Oliveira, participar de um evento como o Encontro do Congemas representando o executivo municipal da capital sergipana é importante, principalmente, sendo o CMAS um controle social dentro da política pública da Assistência.

“Esse encontro foi o primeiro presencial nesse pós-pandemia. A gente sabe de todos os agravantes da pandemia, sobretudo para as populações mais vulneráveis, da volta do nosso país ao mapa da fome mundial e de todos os números que contam contra a população mais pobre. A participação nesses momentos de avaliação do Suas, considerando que a região Nordeste é muito importante porque a gente sabe que nossa região, historicamente, sempre sofreu muito mais com as desigualdades. Então é um momento de falarmos que o Suas vive, o Suas é nosso e vamos defender essa política pública enquanto direito do cidadão e dever do Estado”, disse.

Os Encontros são realizados nas cinco regiões do país com o objetivo de se definir estratégias para a manutenção do Suas. O XXII Encontro Nacional do Congemas será realizado no mês de junho, no Paraná.

Foto: Ascom / Assistência Socia

  Editoria: