Aracaju vacinou 85% da população a partir de 12 anos com 2 doses

Aracaju vacinou 85% da população a partir de 12 anos com 2 doses
janeiro 16 08:00 2022

A campanha de imunização contra a covid-19 coordenada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), superou a marca de 85% da população a partir dos 12 anos de idade (12+) vacinada com as duas doses, o que representa 479.168 pessoas com esquema vacinal completo. Entre segunda (10) e esta sexta-feira, 14, mais 19.477 aracajuanos foram imunizados.

Na capital sergipana, já são 522.247 pessoas vacinadas com ao menos uma dose, ou seja, 92,82% da população 12+. Da população adulta, 137.671 já receberam a dose de reforço, 27,41% desse público.

Cronograma

Aracaju avançará na imunização da população contra a covid-19 e iniciará, a partir deste sábado, 15, a vacinação das crianças, de 5 a 11 anos. Nesta primeira fase, receberão a primeira dose o público infantil que tenha comorbidades e deficiência permanente – auditiva, visual, motora e mental.

A vacina será disponibilizada em três Unidades Básicas de Saúde no fim de semana e em oito UBSs durante a semana. O anúncio da nova etapa do calendário vacinal foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nesta sexta-feira, 14, através das suas redes sociais.

O cronograma para a população 12+ será retomado na segunda-feira, dia 17, voltado a adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e pessoas acima de 18 anos, incluindo gestantes, puérperas e lactantes, em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Especialmente nas unidades Augusto Franco (Farolândia), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Francisco Fonseca (18 do Forte), o funcionamento segue até às 18h.

Para a segunda dose, estão aptos aqueles que tomaram a primeira dose de Pfizer há mais de 21 dias e aqueles que tomaram a primeira dose de Astrazeneca e Coronavac e o dia da segunda dose chegou, conforme data prevista marcada no cartão de vacinação. O locais e horários seguem os mesmos para os que irão receber a primeira dose.

Já a terceira dose, está disponível para a população geral, profissionais de saúde e com mais de 60 anos, que tomaram a segunda dose de Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac há quatro meses. No caso dos imunocomprometidos, o prazo diminui. Podem receber o terceiro imunizante contra covid-19 a partir de 28 dias da segunda dose.

Aqueles que tomaram a vacina da Janssen até o dia 7 de julho, também devem receber o reforço nos seguintes locais: UBSs Manoel de Souza (Sol Nascente), Celso Daniel (Santa Maria), Ávila Nabuco (Conj. Médici), Fernando Sampaio (Castelo Branco), Dona Jovem (Industrial), Eunice Barbosa (Coqueiral), João Oliveira (Santos Dumont), José Calumby (Jardim Centenário), das 8h às 16h; como também, nas UBS Augusto Franco (Farolândia), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Francisco Fonseca (18 de Forte), das 8h às 18h.

No caso da segunda dose de reforço, podem tomar as pessoas que têm imunossupressão e que receberam o primeiro reforço há quatro meses.

Para receber qualquer dose do imunizante, é necessário apenas apresentar documentação (cartão de vacinação e documento com foto) em uma das unidades de saúde disponíveis.

Fonte e foto AAN

  Editoria: