Alerta de chuva permanece nesta sexta-feira na cidade de Aracaju

Alerta de chuva permanece nesta sexta-feira na cidade de Aracaju
junho 03 09:46 2022

 

As chuvas permanecem na capital sergipana nesta sexta-feira, 3, como havia previsto a Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec).

O monitor de chuva do órgão aponta que foram acumulados 38 milímetros de volume de água na cidade nas primeiras horas da manhã, e uma ocorrência de desabamento de edificação particular foi registrada no bairro Cidade Nova, na zona Norte da cidade, mas sem feridos.

O alerta da Defesa Civil, encaminhado à população via SMS, segue até às 18h desta sexta, e pede atenção redobrada sobretudo para quem reside próximo de encostas. A previsão é de que poderá haver um acumulado de 50 mm de volume de chuva até o final da tarde.

As equipes da Prefeitura de Aracaju seguem em monitoramento constante das áreas de risco da cidade.

Largo da Aparecida

Um dos pontos de atenção da cidade em dias de chuva é o Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana. O gestor da Semdec e coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Silvio Prado, informa que desde a última quarta-feira (1º), as equipes estão monitorando o local.

Ele explica que o rio Poxim recebe influências das chuvas não só de Aracaju, como também dos municípios de Areia Branca, Itaporanga D’Ajuda e São Cristóvão, resultando em uma sobrecarga que pode gerar transbordamento e impactar a região do Largo.

“Tudo o que chove nesses municípios, a drenagem conduz as águas para o rio Poxim, e ele entra aqui em Aracaju com toda essa demanda de chuva. Como choveu muito no interior, essa demanda de água chegou aqui dois dias depois e o Largo da Aparecida é o primeiro a sentir esse impacto, porque está numa posição menos elevada, quase abaixo do nível do mar naquela área”, disse o secretário.

Sendo assim, o rio transbordou, levando água para as ruas do Largo. No entanto, segundo o coronel, não cobriu as calçadas, e está na vazante desde quinta-feira, 2. “Hoje, logo cedo, a água baixou bastante. Como o rio ainda está cheio e choveu hoje pela manhã cerca de 30 milímetros, toda essa demanda de água e drenagem pluvial que passa pelo canal do Largo da Aparecida ficou represada. Mas, o rio continua baixando o seu nível, voltando ao seu leito normal”, destaca o coronel.

Serviço de Alerta

Esse serviço tem por objetivo manter a população informada, de maneira antecipada, sobre a instabilidade climática, as informações sobre possibilidade de chuvas, alta da maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.

Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), emitiu novo alerta SMS, através do serviço 40199.

Foto Sergio Silva

  Editoria: