Ação de promoção à saúde da mulher é promovida pela Prefeitura de Telha

Ação de promoção à saúde da mulher é promovida pela Prefeitura de Telha
maio 31 14:25 2022

Encerrando o mês de maio que é dedicado às mulheres, a Prefeitura de Telha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu um dia inteiro de atendimento com serviços voltados à saúde do público feminino. A ação aconteceu na Praça de Eventos e teve início às 8h, com as telhenses sendo recepcionadas pela equipe da SMS e das Mulheres de Peito.

Cerca de 150 mulheres procuraram por atendimentos como: exame clínico das mamas, exame de lâmina para mulheres de 25 a 64 anos, mamografia para mulheres de 40 a 60 anos, vacinação contra a Covid-19 e rotinas, atendimento odontológico, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, teste rápido para detecção do vírus da Covid-19, e aferição de pressão arterial e glicemia.

De acordo com o prefeito Flávio Dias, o principal objetivo da ação é informar às mulheres sobre a importância de se cuidar e manter seus exames de rotina em dia. “Nossa intenção é orientar, informar e esclarecer sobre as formas de prevenção de doenças que podem ser evitadas. Paralelo aos atendimentos diários em nossas unidades de saúde, decidimos fazer esses mesmos atendimentos em um local mais espaçoso e que pudesse comportar um número maior de mulheres. São exames totalmente gratuitos que visam atender, principalmente, as telhenses que vivem em situação de vulnerabilidade social”, reforçou.

A secretária de Saúde, Fabiany Siqueira, esteve o dia inteiro na ação e destacou que dentro dos principais cuidados de saúde para as mulheres, faz-se importante considerar um conceito ampliado de saúde envolvendo o bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidades. “A intenção é fazer com que todas procurem os atendimentos, independentemente se está doente ou não. Os serviços ofertados pela SMS detectam diversas doenças que podem ser tratadas precocemente e, se cuidadas, as chances de cura são maiores”, concluiu.

Texto e foto: Ascom PMT

  Editoria: