Academia de Letras de Aracaju elege novos Imortais

Academia de Letras de Aracaju elege novos Imortais
junho 01 04:49 2022

 

Na última terça, 31/05, a Academia de Letras de Aracaju (ALA) finalizou os processos de escolha de seus novos membros efetivos, que passam a ocupar vagas surgidas em virtude da mudança de condição acadêmica de seus antigos ocupantes.

Para a cadeira n° 04, cuja patrona é a memorialista Aurélia Dias Rollemberg, foi eleita a historiadora Andreza Santos Cruz Maynard, professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe e pesquisadora de temas como os cinemas de Aracaju e os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial em Sergipe.

A cadeira n° 08, que tem como patrono o maestro Leozírio Guimarães, passa a ser ocupada pela professora Renata Ferreira Costa Bonifácio, professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe e pesquisadora da área de Filologia e Linguística, com importantes trabalhos sobre práticas sociais de escrita e memória histórica e cultural.

Por fim, a cadeira n° 17, patroneada pelo escritor Silvio Romero, será ocupada pelo teólogo e escritor Alexandre de Jesus dos Prazeres, que desenvolve estudos sobre religião e sociedade, diálogos antirreligiosos e estudos sociais na contemporaneidade, com atuação destacada em eventos e projetos em prol da diversidade no Estado de Sergipe.

Os novos acadêmicos serão empossados posteriormente, em sessões especiais, onde será realizado o elogio aos patronos das cadeiras, mantendo-se a tradição de celebrar a memória e os feitos destes intelectuais, além de já participarem das ações culturais promovidas pela ALA.

CCOM/ALA

  Editoria: