A importância do feedback

março 06 07:41 2021 Imprimir Conteúdo

Por Neto Rosa

O termo feedback é utilizado para nomear a ferramenta que se utiliza para melhorar algum tipo de comportamento de um membro, ou até mesmo de toda uma equipe. O termo pode se referir ao aspecto positivo ou até mesmo negativo, a depender da necessidade apresentada no ambiente corporativo.

É importante salientar que o feedback é essencial para um bom gerenciamento de equipes. Aqueles que fazem parte da equipe precisam ter ideia de como seu trabalho tem sido avaliado por parte dos seus gerentes, diretores, etc. Estratégias são importantes para um feedback, mas devemos entender que não é necessário fazer acusações e julgamentos para a pessoa que está ouvindo, até porque isso pode afetar na compreensão do que será dito.

Um outro ponto é analisar um ambiente adequado, já que o momento do feedback é uma ocasião delicada por tratar de atitudes realizadas por certo colaborador ou colaboradora. No momento da conversa, no caso de um feedback para corrigir algo que errado, é importante pontuar o motivo pelo qual a conversa está acontecendo, evitando assim qualquer tipo de generalização.

Por fim, é imprescindível falar a importância da pessoa para equipe, sugerindo mudança para o comportamento, e entender que a mudança é gradativa. Correções são necessárias durante o percurso de uma equipe de trabalho que almeja alcançar outros patamares.

  Editoria: