6 tratamentos da medicina alternativa para combater a dor crônica

fevereiro 23 14:11 2021 Imprimir Conteúdo

Ficar muito tempo sentado na mesma posição, pisar torto, dormir em posição errada ou ficar muito tempo em pé, podem causar dores ao longo do dia que podem ser aliviadas com o uso de medicamentos ou tratamentos alternativos. Porém, existe a dor crônica, que pode ser causada por alguma doença ou síndrome, e que precisa ser tratada adequadamente.

É considerado dor crônica aquela que dura mais de três meses. Ela pode ser aliviada com medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos ou relaxantes musculares, que devem sempre ser indicados pelo médico.

Mas a melhor forma de tratar esse tipo de dor é com tratamentos direcionados para a causa assim que o diagnóstico é feito, seja hérnia de disco, fibromialgia, artrite ou compressão do nervo ciático, por exemplo. Além dos remédios, tratamentos como fisioterapia, acupuntura ou radiofrequência podem ser indicados.

Quais os tratamentos alternativos para dor crônica

Além dos tratamentos tradicionais com os remédios alopáticos, existem diversas opções da medicina alternativa para combater a dor. Conheça as principais delas.

Terapia cognitiva comportamental

Também conhecida como psicoterapia, essa terapia pode ser útil para auxiliar no tratamento de dores, pois trata situações de depressão e ansiedade.

Massagem

Quem sofre com dores musculares associadas a contraturas e tensão, fazer sessões de massagem com profissionais especializados pode ser uma ótima forma de tratamento contra a dor crônica.

Acupuntura

Essa técnica é uma ótima forma comprovada para aliviar dores, especialmente a miofascial, associada a contraturas, osteoartrite e outras dores musculares crônicas.

Atividade física

Se exercitar pode ser útil para aliviar diversos tipos de dor crônica. O mais indicado é praticar atividades regularmente, pelo menos três vezes na semana, e sempre com acompanhamento do educador físico ou fisioterapeuta.

Fisioterapia

Falando em fisioterapeuta, as sessões de fisioterapia com calor local ou de reabilitação dos movimentos podem ajudar na melhora de todos os tipos de dor.

Relaxamento

Algumas técnicas de relaxamento podem diminuir as contrações e melhorar a auto-percepção do corpo.

Conforme as dores forem melhorando, o médico pode reduzir algumas formas de tratamento, indicando menos remédios. Porém, as terapias alternativas podem ser mantidas, pois são ótimas maneiras de prevenir novos sintomas de dor.

Por Aline Matos

  Editoria: