Vereadores de Umbaúba recebem o presidente da Comissão dos Direitos Humanos na sede do Legislativo

Vereadores de Umbaúba recebem o presidente da Comissão dos Direitos Humanos na sede do Legislativo
junho 15 08:17 2022

Os vereadores umbaubenses receberam na manhã desta terça-feira, 14 de junho, a visita do senador Humberto Costa (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. O senador veio a Sergipe acompanhar o andamento do caso Genivaldo de Jesus, de 38 anos, morto por agentes públicos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma abordagem na BR-101, no dia 25 maio.

A reunião aconteceu no Auditório Luiz Prado de Santana e, além dos vereadores, estiveram presentes o prefeito Humberto Maravilha (MDB), a vice-governadora, Eliane Aquino (PT), o deputado federal João Daniel (PT), os senadores Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (PSDB), advogados da família, defensores públicos, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT) e sociedade civil.

Diante da brutalidade na abordagem da PRF e da repercussão que o caso ganhou nacionalmente e internacionalmente, Humberto Costa iniciou a reunião enfatizando a obrigação da união dos poderes para buscar respostas das autoridades competentes na solução do caso. “O nosso objetivo aqui é buscar respostas verídicas sobre o que aconteceu naquele fatídico dia. A partir daí, vamos adotar iniciativas que punam veementemente a atitude desses policiais. Precisamos chegar num denominador comum para que essas respostas sejam dadas não só para a população brasileira, que está indignada, como também para a população mundial”, disse o presidente da comissão.

O prefeito Humberto Maravilha aproveitou a oportunidade para relatar que, infelizmente, esse não é um caso isolado e que em Umbaúba já aconteceram outros casos de abordagens ostensivas dentro do Município, partindo dos agentes da PRF. Maravilha ainda destacou que desde que o caso aconteceu, a Prefeitura está dando todo o apoio necessário para os familiares da vítima.

O presidente do Legislativo municipal, Fernando Augusto Prado (MDB), destacou as medidas que ele, juntamente com seus colegas parlamentares, vem tomando desde a morte de Genivaldo. “Desde que tomamos conhecimento do caso, realizamos uma Sessão Extraordinária para discutir o que nós, como representantes do povo, poderíamos fazer. O intuito dessa reunião é para que não aconteça outros ‘Genivaldos’ em nosso País. Nós já recebemos inúmeras denúncias de umbaubenses que foram abordados pela PRF de forma brutal, isso não pode mais acontecer, esses abusos precisam parar, esses profissionais precisam ser treinados, porque eles estão lidando com seres humanos”, pediu.

Texto e foto: Ascom CMU

  Editoria: